T-Xc da Novaer: peças primárias do protótipo já estão prontas
Novaer informa status da fabricação do protótipo do T-Xc, monomotor de transporte civil e treinador acrobático militar
–
A Novaer informou na sexta-feira, 29 de novembro, que estão prontas todas as peças primárias do protótipo do T-Xc, bem como muitos dos seus conjuntos estruturais. Dentre as peças e conjuntos prontos estão todas as superfícies de comando, cone de cauda e partes estruturais primárias da fuselagem do primeiro protótipo de sua aeronave, o monomotor de transporte civil e treinador acrobático militar, T-Xc.
A fabricação deste seu primeiro protótipo encontra-se em plena fase de montagem, na qual são feitas a colagem dos conjuntos e integração dos sistemas. As atividades em andamento no momento são a colagem das nervuras nas asas (a longarina principal está colada), instalação dos sistemas e das superfícies de comando nas asas e nas empenagens.
As próximas etapas serão a colagem das cavernas, instalação dos sistemas na fuselagem, ensaio de carga limite nas asas, ligação da fuselagem central com o cone de cauda e ligação asa-fuselagem. Ao final do processo, serão então instalados os equipamentos (motor, sistemas elétricos, aviônicos e instrumentos, comandos de vôo) em preparação para os testes de solo e voo.
As fases do programa T-Xc, segundo informações da Novaer
Fase de prototipagem
Compreende as atividades de concepção, projeto, engenharia, desenvolvimento e fabricação do protótipo do T-Xc, a partir do avião “prova de conceito” K-51, conforme o contrato de subvenção firmado com a FINEP. Esta fase teve início em junho de 2010 e conclusão prevista para 2013. As atividades previstas nesta etapa estão sendo custeadas com os recursos de subvenção da FINEP e investimentos da empresa. Atualmente, a NOVAER encontra-se na etapa de construção dos ferramentais a serem utilizados na fabricação das estruturas em fibra de carbono, e fabricação de partes do protótipo T-Xc.
Fase de certificação
Compreende as atividades de análises de engenharia, testes e ensaios em laboratórios e em voo, para a certificação de cada versão da aeronave, a ser requerida junto à FAB para a versão treinador designada T-Xc e junto à Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC para a versão transporte designada U-Xc.
Fase de fabricação
Compreende a etapa de construção das instalações industriais da NOVAER, incluindo edifícios, escritórios, ferramentais, estrutura de suporte e pós-venda, bem como um Centro de Tecnologia de Compostos (o “CTC”). Com dois objetivos gerais: (a) permitir à NOVAER deter um parque fabril moderno e compatível com o planejamento estratégico de seus negócios; e (b) manter um núcleo industrial que, além dos impactos decorrentes do negócio, possa oferecer a empresas e entidades de PD&I, públicas e privadas, uma estrutura moderna de pesquisa em materiais compostos e produtos aeroespaciais.
FONTE / TABELA / IMAGENS: Novaer (clique no link para saber mais sobre o T-Xc e o U-Xc)
VEJA TAMBÉM:
- Novaer Craft vai para Lajes (SC)
- Novaer: apresentadas as primeiras peças do TXc
- T-Xc Pilgrim: Novaer Craft dá início a protótipo de monomotor
- Novaer, a nova indústria aeronáutica brasileira
- Nacionalização do trem de pouso do T-27 Tucano rende royalties para a FAB
- Aeronaves T-25 da AFA atingem 100% de disponibilidade
- T-25 Universal atinge marcas históricas de disponibilidade
- Treinador básico latino-americano?
- “Made in Santa Catarina”