IAI Kfir C12 da Colômbia, durante o exercício Red Flag em 2012

A IAI (Israel Aerospace Industries) está realizando estudos para desenvolver um pacote de melhorias nos aviões de combate Kfir, com base na experiência dos Kfir C12 colombianos (foto acima). A nova versão foi denominada “Block 60” e pelo menos dois clientes estariam interessados nessa configuração. O “novo” Kfir poderá estar pronto em um ano.

A aeronave agora está sendo oferecida com radar Elta L/M-2032 do tipo AESA (active electronically scanned array), que, segundo o fabricante, pode rastrear 64 alvos simultaneamente. A arquitetura do sistema é aberta para que os clientes possam integrar outros subsistemas que desejarem. Quanto ao motor do avião (J79), o mesmo viria com revisão completa e disponível para outras 1600 horas de voo.

Na América do Sul, Equador e Colômbia empregam versões do Kfir. Notícias recentes dão conta de que a Argentina estaria interessada também na aeronave. E até mesmo o Brasil poderia vir a ser um dos clientes desta variante para ser empregado como “caça tampão” até a escolha do F-X2.

wpDiscuz