A Alenia Aermacchi, do grupo Finmeccanica, informou que foi selecionada pelo Ministério da Defesa do Peru para fornecer duas aeronaves de transporte C-27J Spartan. O contrato, a ser assinado logo que os procedimentos administrativos sejam concluídos, tem um valor aproximado de € 100.000.000,00, e inclui um pacote de apoio logístico para as duas aeronaves.

Segundo a nota divulgada pela empresa, o processo de seleção realizado pelo Ministério da Defesa do Peru foi meticuloso e durou quase 3 anos. As exigências incluíam uma aeronave capaz de operar com total segurança nas condições mais difíceis, como aqueles encontradas sobre os Andes. Durante o prazo de avaliação operacional, o C -27J demonstrou a sua capacidade para executar uma variedade de missões, incluindo o transporte de civis, tropas, materiais e medicamentos, logística, reabastecimento, MEDEVAC, operações de lançamento aéreo, busca e salvamento (SAR), missões humanitárias e operações de apoio à segurança interna.

Ainda segundo a Alenia Aermacchi,  o C-27J tem a capacidade de operar em um grande número de aeródromos onde o seu concorrente não é capaz de pousar. O Spartan já foi ordenado pelas forças aéreas da Itália, Grécia, Bulgária, Lituânia, Romênia, Marrocos, México, Estados Unidos, Austrália e por um país africano não revelado, totalizando 74 aeronaves negociadas. A aeronave também foi selecionada pela Eslováquia e o contrato está em negociação.

FONTE/FOTO: Alenia Aermacchi (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

wpDiscuz