Boeing escolhe Challenger como plataforma de vigilância marítima

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A Boeing vai demonstrar as capacidades de vigilância marítima do P-8 Poseidon em uma aeronave Bombardier Challenger no próximo ano.

A Partner Field Aviation começou a modificar o jato executivo para transportar um radar Selex 7000, sistema de missão, sistemas eletrônicos bem como um sensor eletro-óptico, que tornará o avião em uma aeronave de vigilância marítima a ser oferecida pela Boeing.

O demonstrador – que será apresentado para os potenciais clientes em 2014 – usará um Challenger 604 de propriedade da própria Boenig, mas a aeronave de produção será baseada no modelo 605.

Tim Peters, vice-presidente e gerente geral do setor de Mobilidade, Vigilância e Engajamento da Boeing, disse que a empresa havia escolhido o Challenger devido à capacidade de carga, desempenho e velocidade.

O MSA usará elementos do sistema de missão desenvolvidos para o P -8 Poseidon, permitindo que as equipes integrar informações de vários sensores a bordo da aeronave. Peters acredita que a aeronave será a escolha ideal para países que realizam vigilância de longo alcance e salvamento, anti-pirataria, patrulha da ZEE, bem como missões ISR.

A empresa diz que está estudando uma ampla gama de sensores e sistemas para a aeronave, e enquanto a Boeing não prevê um papel armado para a aeronave, Eric Martel, gerente de aeronaves especializadas e anfíbias da Bombardier, disse que não há limitações na fuselagem se os clientes quiserem adicionar cabides nas asas. A Boeing planeja tornar o MSA disponível para os clientes em 2015.

A revelação foi feita durante o show aéreo de Dubai enquanto a Boeing apresentava o P-8 pela primeira vez. A Boeing acredita que há uma exigência crescente para aeronaves ISR e de patrulha marítima na região do Golfo.

Poucos países do Golfo operam aeronaves de asa fixa de patrulha marítima, e muitos deles contam com helicópteros para missões ar-superfície e ASW. Os Emirados Árabes Unidos investiu recentemente em um par de Bombardier Dash 8 Q300 modificados pela Aerospace Provincial, enquanto Omã está aguardando a entrega do seu primeiro avião de patrulha marítima C295.

FONTE/FOTO: Aviation Week (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)/Bombardier

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