As belas imagens desta matéria são da participação de dois helicópteros Caracal (EC725) da Força Aérea Francesa no exercício “Salamandre”, realizado entre 4 e 8 de novembro na Córsega.

Para o exercício, focado em recuperação de pessoal (principalmente pilotos que se ejetem sobre território inimigo), duas aeronaves Caracal do Esquadrão de Helicópteros (EH) 1/67 “Pyrénées” deslocaram-se da Base Aérea 120 de Cazaux, na França, para a Base Aérea 126 de Ventiseri-Solenzara, na ilha da Córsega, no Mediterrâneo (pertencente aos franceses).

Os helicópteros decolavam para os exercícios, que aproveitavam a variada topografia da Córsega, considerada ideal para treinamentos de busca, salvamento e resgate de pessoal por apresentar desde montanhas até praias, transportando comandos do CPA 30 (comando paraquedista do ar nº 30).

Nota da Força Aérea Francesa sobre o exercício afirmou que a França ocupa um lugar preponderante no domínio de recuperação de pessoal (Personnel Recovery), reconhecido unanimemente devido a operações sucessivas no Afeganistão, Líbia e Mali.

Outro destaque da nota francesa é o grande raio de ação do Caracal EC725, operacional desde 2006 e dotado de uma sonda para reabastecimento em voo, além de sistema de blindagem e de autoproteção, incluindo dispositivos para detecção de mísseis, e capacidade de intervenção noturna e a qualquer tempo.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz