Eurofighter: testes de motor do primeiro ‘Tranche 3’ e estágio de desenvolvimento do radar AESA
Nos últimos dias, foram completados os testes de motor do primeiro Eurofighter Typhoon do lote ‘Tranche 3’, ao passo que o desenvolvimento do radar AESA Captor E entrou na fase de integração de sistemas
–
Segundo nota do consórcio Eurofighter publicada no último dia 4 de novembro, os testes de motor (Eurojet E200) do primeiro exemplar de caça Typhoon do lote denominado “Tranche 3” foram completados. O Tranche 3 oferece, segundo a nota, diversas provisões que permitirão ao caça ampliar suas capacidades, incluindo no futuro o radar AESA (de varredura eletrônica ativa), tanques conformais e rede de dados de alta velocidade.
Quanto os testes de motor, estes foram feitos em três fases distintas: a primeira, denominada “green screens” cuida para que nenhum objeto estranho esteja na área de testes (uma tela verde é colocada na frente do motor para detê-las – no caso, não houve objeto sugado para a tela); a segunda é de “Installation runs”, com presença do fabricante Rolls Royce, em que cada motor é operado individualmente antes que ambos sejam ligados juntos, quando então são testados até plena potência em pós-combustão; por fim, a etapa “Stage Cs” testa todas as interfaces dos motores com os sistemas da aeronave, como o sistema de controle ambiental (refrigeração para os equipamentos e o piloto), sistema de combustível, de geração de oxigênio, de geração de eletricidade, além do sistema hidráulico.
Os testes de motores foram o último estágio de testes antes do primeiro voo, que deverá ocorrer até o final deste ano.
O radar AESA Captor E, desenvolvido por um consórcio formado por Cassidian, Selex ES e Indra, deverá iniciar sua integração a um Eurofighter de produção no primeiro trimestre do ano que vem
Segundo reportagem da UPI, baseada em informações da Cassidian, o radar AESA CAptor E destinado ao Eurofighter Typhoon está entrando na fase de desenvolvimento relacionada à integração de sistemas. Isso se segue aos testes de integração do subsistema da antena do radar e revisão dos resultados pelos quatro países envolvidos no programa do caça: Grã-Bretanha, Itália, Espanha e Alemanha.
Segundo a Cassidian, os resultados dos testes da antena, de seu reposicionador, fornecimento de energia, e unidade de controle estão de acordo com os dados teóricos do projeto, cumprindo o que foi estabelecido pelas quatro nações parceiras, com desempenho no estado da arte e alto padrão de produção.
Ainda segundo a Cassidian, o subsistema da antena do Captor E seguirá para instalações da Selex na Escócia para integração e testes com o receptor e o processador. A integração final do radar com uma aeronave de produção deverá começar no segundo trimestre do ano que vem.
FONTES: Eurofighter (também imagens) e UPI – tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês
VEJA TAMBÉM:
- Typhoon: primeiro Tranche 3 a caminho
- Avança na linha de montagem o mais moderno exemplar do Eurofighter
- Captor E do Typhoon: colocando a discussão sob um novo ângulo
- Primeiro Typhoon ‘Tranche 3′ para a RAF entra em testes eletromagnéticos
- Alenia envia componentes do primeiro Typhoon Tranche 3 à Inglaterra
- Eurofighter: AESA e outras melhorias foram aceitas pelos países parceiros
- Frota mundial de Eurofighter Typhoon ultrapassa 200.000 horas de voo
- Custo da encomenda de Eurofighter pela Alemanha ultrapassa o planejado
- Força Aérea Alemã recebe seu centésimo Eurofighter Typhoon
- RAF: esquadrão número 1 recebeu o Typhoon número 100
- Capacidade melhorada para o Eurofighter Typhoon
- Acordo para a construção de 112 Typhoon ‘Tranche 3A’
- Micronetics vai fornecer componentes do radar Captor do Typhoon
- ‘Luz verde’ para a próxima etapa de desenvolvimento do Captor-E
- Radar CAPTOR-E para o Eurofighter
- Typhoon na IDEX 2011: vetoração de empuxo está entre os itens apresentados
- Sobre a possibilidade de troca da turbina do Gripen para a Eurojet EJ200