Novos caças J-10 têm melhorias extensas e não parciais, segundo projetista chinês
Segundo matéria publicada em 12 de novembro pela edição em inglês do People’s Daily Online, no último dia 6 o chefe de projeto do caça chinês J-10, Zhang Jigao falou publicamente pela primeira vez sobre as melhorias da aeronave. As declarações foram dadas no centro de testes de voo da AVIC. O projetista disse que o desempenho global do J-10 será extensamente melhorado em áreas como perfil aerodinâmico, sistema de missão e filosofia de manutenção.
Em março de 2009, fotografias do modelo melhorado do J-10 apareceram pela primeira vez na Internet, gerando a alcunha de “J-10B” para a aeronave. Ao longo dos últimos 5 anos, diversas imagens dos J-10B de testes apareceram online, o que atraiu atenção generalizada de entusiastas militares e da mídia de outros países.
O especialista em Forças Armadas dos EUA, Richard Fisher, recentemente destacou que o J-10B está na chamada “quarta geração e meia” de caças, sendo equipado com tecnologia embarcada moderna e sistema avançado de radar, estando também prestes a ser entregue para a Força Aérea Chinesa (Força Aérea do Exército Popular de Libertação – PLAAF).
Zhang Jigao, porém, discorda do termo “quarta geração e meia”, sugerindo que os atuais critérios internacionais de classificação de gerações são mais aplicáveis. Ele destacou que o combate “um contra um” é raro na guerra moderna, e que a maioria dos casos agora envolve sistemas de combate e operações em rede, pelo que as capacidades de um caça dependem de vários fatores. Segundo o projetista, “isso não significa que a otimização de um radar de um caça, de aviônicos e dos alcances de detecção de mísseis estão limitados a melhorias no desempenho operacional.”
Concluindo, Zhang Jigao disse que mais melhorias no desempenho do J-10 focarão no perfil aerodinâmico do avião e sistemas de missão, além da filosofia de manutenção: “O desenvolvimento de aeronaves requer constante otimização e melhorias, e nossas modificações serão extensas e não confinadas a uma área especifica.”
FONTE: People’s Daily Online (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM: