Na quinta-feira, 7 de novembro, a Alenia Aermacchi informou o início da união dos três principais componentes que formam a estrutura do primeiro jato de treinamento avançado M-346 da encomenda israelense, que começa assim o seu processo de montagem final. Israel encomendou 30 jatos M-346, que receberão o nome Lavi.

Esta primeira aeronave deverá deixar a linha de montagem da empresa, em Venegono Superiore, em meados de 2014, seguindo para as checagens antes da entrega a Israel. Segundo a Alenia Aermacchi, a qualificação da mão de obra da fábrica e seus processos automatizados de produção estão garantindo que o programa continue no prazo e dentro do orçamento.

Ainda segundo a nota da empresa, além do M-346 ser uma plataforma ideal para um sistema integrado de treinamento de última geração, sua flexibilidade permite que seja configurado como aeronave de defesa aérea para missões operacionais. A aviônica do M-346 tem como modelos tanto caças em uso atualmente (como F-16 e F-18) quanto caças de nova geração, como Eurofighter, Gripen, Rafale, F-22 e o futuro F-35 (JSF).

FONTE / FOTOS (acima, da aeronave israelense na linha de montagem – abaixo, protótipos em formação): Alenia Aermacchi – tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz