Marinha dos EUA cancela pré-solicitação de mais 36 Super Hornets e Growlers
Solicitação prévia, feita em 17 de outubro, referia-se a aquisições que seriam feitas no ano fiscal de 2015, para as quais agora ‘não há requerimentos’
–
Segundo matéria publicada pelo site Flightglobal nesta quinta-feira, 31 de outubro, a Marinha dos EUA (USN) voltou atrás em sua intenção de adquirir mais caças Boeing F/A-18E/F no ano fiscal de 2015, cancelando uma pré-solicitação feita em 17 de outubro para uma encomenda de 36 jatos.
A USN divulgou uma nota de cancelamento nesta quinta no site de aquisições federais FedBizOpps.gov, freando a informação anterior, que referia-se tanto a caças Boeing F/A-18E/F Super Hornet quanto aos jatos de guerra eletrônica E/A-18G Growler. Também foi cancelada a pré-solicitação, feita no mesmo dia 17, para até 84 motores General Electric F414 engines, que equipam ambas as aeronaves. Em declaração ao site Flightglobal, a Marinha dos EUA informou que “a pré-solicitação foi removida do FebBizOpps porque, no momento, não há requerimentos para o ano fiscal de 2015 ou subsequentes para aquisições adicionais de F/A-18E/Fs ou E/A-18Gs.”
Alguns analistas viram as solicitações como uma tentativa da USN garantir que terá a opção de adquirir mais caças da Boeing, em meio às incertezas dobre a prontidão dos caças F-35C (variante embarcada em porta-aviões dotados de catapulta e aparelho de parada) da Lockheed Martin. A Marinha dos EUA não quis comentar sobre a pré-solicitação original. Porém, no início do mês, o vice-almirante Allen Myers declarou, durante encontro com senadores no Comitê das Forças Armadas, que os cortes no orçamento do ano fiscal de 2014 ameaçavam a capacidade da USN garantir que os F-35C atingissem “capacidade de operação inicial” por volta de 2018.
FONTE: Flightglobal (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: USN
COLABOROU: Max
VEJA TAMBÉM:
- USN pode estender produção do Super Hornet
- Mais uma opção de compra foi exercida pela USN para motores do Super Hornet
- Que é que há, ‘velhinho’? Há encomendas de F/A-18!
- DoD* certifica aquisição de 124 Super Hornets e Growlers
- Cinco bilhões por mais 124 Super Hornet/Growler
- Marinha dos EUA de olho no ‘Super Hornet International Roadmap’
- Boeing revela mais detalhes do ‘International Roadmap’ do Super Hornet