Gripen E, nova geração do caça da Saab, será 50% sueco
Segundo reportagem do jornal sueco Svenska Dagbladet, resumida no blog oficial do Gripen, a nova versão Gripen E do caça, em desenvolvimento pela Saab, tem 50% de conteúdo sueco. Empresas baseadas nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Suíça produzem diversos componentes importantes para o jato. A maior contribuição, fora da Suécia, vem da norte-americana General Electric, que fabrica o motor F414 que equipa a aeronave.
Porém, os elementos básicos de todo o desenvolvimento do sistema, o projeto, uma grande parcela dos sensores, dos aviônicos e ca composição do avião são fabricados na Suécia. De acordo com a reportagem, cerca de 1.500 pessoas no total estão trabalhando no Gripen E, a maioria na sede da Saab em Linköping e outros em diversas cidades suecas, como Göteborg, Arboga e Trollhättan.
FONTE: Gripenblogs (para acessar matéria original do Svenska Dagbladet, em sueco, clique aqui).
FOTOS (Gripen F de testes, fabricação de Gripen C e cronograma de desenvolvimento e entregas, em caráter ilustrativo): Saab
NOTA DO EDITOR: alguns pontos interessantes da reportagem original do Svenska Dagbladet são de que, na Agência Sueca de Material de Defesa (FMV), cerca de 110 pessoas trabalham dedicadas aos processos de aquisição de partes para o caça, de forma a garantir que o custo do sistema Gripen seja o mais baixo possível ao longo de sua vida útil. Os custos mais baixos para aquisição e operação buscados para o caça são decorrentes, segundo a matéria, de que enquanto outros competidores buscam produzir a maior parte das aeronaves no próprio país, a Suécia compra componentes de companhias de outros países, com ênfase em encontrar, no mercado, o que há de melhor e de mais barato.
Os softwares que rodam nos computadores do caça são suecos, e a nova arquitetura computacional separa programas críticos para o caça de outros programas, tornando mais simples atualizar e mudar os sistemas. Entre esses programas, está o de guerra eletrônica, totalmente novo. Quanto aos componentes externos, somente o motor fornecido pela General Electric dos EUA responde por 1/5 do custo da aeronave. Por fim, a matéria relembra que, até o momento, há 82 encomendas na perspectiva do Gripen E, 60 para a Suécia e 22 para a Suíça, sendo que este último deverá operar por cinco anos 11 jatos Gripen C/D por leasing, enquanto aguarda pela entrega, a ser iniciada em 2018, de metade de sua encomenda.
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