Desdobramento de caças Rafale em posto isolado no Chade
A Força Aérea francesa divulgou nota sobre desdobramento inédito realizado por caças Rafale em posto isolado no Chade. Em 12 de outubro, duas tripulações da força Épervier que opera no país africano, decolaram da Base de N’Djamena e desdobraram para o posto isolado de Faya-Largeau, mais de 1.000 quilômetros ao norte. Foi a primeira vez que caças Dassault Rafale realizam esse exercício em Faya-Largeau, o que era antes realizado pelos jatos Mirage F1, que deixaram a região em março após décadas operando no Chade.
Os caças foram acompanhados de um avião de transporte C-130, que levou ao posto avançado o pessoal de apoio e de proteção ao local de desdobramento, cujo destacamento em serviço preparou a pista de pouso e assegurou o fornecimento de combustível para as aeronaves. Após a volta do C-130 a N’Djamena, os dois jatos Rafale fizeram uma missão de reconhecimento a partir de Faya-Largeau.
O exercício visa manter a prontidão operacional dos tripulantes, permitindo que os pilotos se familiarizem, com regularidade, com as variadas “plataformas aeroportuárias” (plateformes aéroportuaires – PFA) do Chade, como é o caso de Abéché, normalmente utilizada como pista alternativa no caso de impossibilidade de pouso em N’Djamena (nota do editor: veja matéria a respeito de desdobramento anterior, em Abéché, no primeiro link da lista abaixo).
A força militar Épervier asseguram duas missões permanentes: uma é o apoio às Forças Armadas e de Segurança (FADS) do Chade, cumprindo o acordo de cooperação militar assinado entre aquele país e a França; a outra é garantir a segurança de cidadãos franceses residentes no Chade.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
VEJA TAMBÉM:
- Caças Rafale operam em pista de desdobramento no Chade
- Governo francês quer comprar apenas 26 caças Rafale nos próximos 6 anos
- Caças Mirage F1 franceses deixam o Chade e se preparam para o Báltico
- Rafales reabastecidos pela USAF no Mali
- Operação Serval no Mali: dispositivo ‘caça’ começa a voltar para casa
- Os belos Mirage F1, sobre o Chade
- O pouso definitivo do Mirage F1 CT da Força Aérea Francesa
- No Chade voa-se baixo… muito baixo