Bombardeiros Tu-160 russos pousam na Venezuela outra vez
Segundo reportagem publicada já na madrugada (horário russo) de 29 de outubro pela Ria Novosti, dois bombardeiros estratégicos Tu-160 “Blackjack” decolaram na segunda-feira da Base Aérea de Engels (região do Volga) no sudoeste da Rússia e pousaram na Venezuela. As informações foram dadas pelo Ministério da Defesa russo.
Nota do ministério informou que os bombardeiros com capacidade nuclear “voaram sobre o Caribe, o Pacífico Leste e ao longo da Costa Sudoeste da América do Norte, e então pousaram no aeródromo de Maiquetia, na Venezuela”. Foram mais de 10.000 quilômetros cobertos num voo sem escalas de 13 horas. Quando voavam próximo ao espaço aéreo norueguês, dois caças F-16 da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) decolaram da Base Aérea de Bodo para monitorar os bombardeiros russos.
Ainda segundo o Ministério da Defesa da Rússia, a missão foi realizada “em linha com o programa de treinamento de combate”. Em 2008, bombardeiros estratégicos russos realizaram uma missão similar, seguida por uma visita de uma Força Tarefa Naval russa, que realizou exercícios conjuntos com a Marinha Venezuelana. A Ria Novosti completou a reportagem com as informações (além de um infográfico, abaixo) de que o Tu-160 é um bombardeiro pesado supersônico, com asas de geometria variável, projetado para atacar alvos estratégicos com armas nucleares ou convencionais, em penetrações profundas em teatros de operação continentais.
FONTE / FOTO / INFOGRÁFICO: RIA Novosti (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
NOTA DO EDITOR 1: a visita de bombardeiros Tu-160 “Blackjack” russos à Venezuela, em 2008, foi noticiada aqui no Poder Aéreo na ocasião. Veja no primeiro link da lista abaixo.
NOTA DO EDITOR 2: se o Brasil adquirir caças Sukhoi, como foi o caso da Venezuela, será que vai receber de vez em quando a visita dos bombardeiros russos em suas bases aéreas?
VEJA TAMBÉM:
- Bombardeiros russos TU-160 Blackjack aterrissaram na Venezuela
- Aviação russa poderá fazer escala e reabastecer na Venezuela
- Assinado contrato de modernização dos primeiros Tu-160 da Rússia
- Rússia retoma voos de vigilância marítima no Ártico
- PAK DA ou não PAK DA, eis a questão
- Putin quer novo bombardeiro de longo alcance e UAVs
- Rússia vai modernizar mais de 10 bombardeiros Tu-160 ‘Blackjack’ até 2020
- Moscou diz que não violou espaço aéreo britânico
- Russos testam a defesa aérea britânica
- Tupolev desenvolverá novo bombardeiro estratégico
- Tu-160 chegou a 20 milhas da Inglaterra sem ser incomodado