Sim, é isso mesmo que você leu: daqui a dois dias o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, substituirá o ministro Celso Amorim na pasta da Defesa. A portaria de 8 de outubro de 2013, assinada pelo ministro, foi publicada apenas na edição de hoje, 24 de outubro, do Diário Oficial da União (DOU).

Porém, antes que o leitor se assuste, trata-se de uma decisão em caráter temporário e com motivo simples: entre os dias 26 e 30 de outubro, o titular da pasta estará fora do Brasil, em viagem oficial à Eslováquia para participar da reunião ministerial de Defesa do Grupo de Visegrado. Assim, o brigadeiro Juniti Saito substituirá interinamente o ministro titular Celso Amorim no cargo de Ministro da Defesa durante o afastamento deste.

Segue, abaixo, a íntegra da Portaria publicada hoje no Diário Oficial da União. Clique aqui para acessar a página onde foi publicada no DOU, juntamente com outras relacionadas à viagem da comitiva do ministro Amorim.

GABINETE DO MINISTRO

PORTARIA Nº 2.822/MD, DE 8 DE OUTUBRO DE 2013

O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso de suas atribuições legais e conforme o disposto no art. 1º, inciso II, do Decreto nº 6.532, de 5 de agosto de 2008, resolve:

DESIGNAR o Tenente Brigadeiro do Ar JUNITI SAITO, Comandante da Aeronáutica, para substituí-lo, interinamente, no cargo de Ministro de Estado da Defesa, no período de 26 a 30 de outubro de 2013, durante o afastamento do País do titular da Pasta, em viagem oficial à Eslováquia.

CELSO AMORIM

wpDiscuz