Piloto de F-15E aciona sistema de armas para evitar colisão com avião comercial
Foi revelado nesta segunda-feira (21/10) que um piloto de caça foi obrigado a acionar o seu sistema de armas durante uma tentativa desesperada para encontrar um avião de passageiros durante um incidente recente.
Um caça F-15E passou cerca de 1.200 pés de um avião comercial Jetstream JS41 da Eastern Airways que viajava de Aberdeen para Humberside , com 28 passageiros e três tripulantes a bordo.
O piloto de caça estava conduzindo uma “ascensão rápida” a 379 nós, a partir de um nível baixo quando ele foi alertado da presença de uma aeronave nas proximidades. O evento ocorreu no dia 16 de maio de 2013.
Após uma busca frenética a partir de seu cockpit, o piloto foi incapaz de detectar outras aeronaves e acabou acionando o modo canhão do radar para localizá-lo. Sua tentativa falhou, mas, felizmente, o avião civil já estava atrás dele.
As autoridades aeronáuticas do Reino Unido classificaram o incidente como Classe B, o que significa que a segurança dos dois aviões foi comprometida.
Em seus comentários, o piloto do JS41 disse que achava que o risco de colisão era “médio”, mas o piloto do caça tenha alegado que era “baixo”, embora ninguém tenha se visto no céu.
No entanto, um dos controladores de tráfego aéreo que cobria a área no momento alegou que havia um ” alto” risco de colisão no incidente.
O relato das autoridades informa que: “O incidente ocorreu quando a tripulação do F15 iniciou uma subida rápida do nível baixo em proximidade com a aeronave”.
Ele acrescenta que o piloto de caça “imediatamente mudou o radar do seu modo de busca para o modo canhão, um movimento que ainda não conseguiu revelar o JS41, provavelmente porque ele já havia ultrapassado a aeronave civil.”
A situação complicou-se ainda mais, pois o JS41 estava sendo entregue para outra frequência do controle de tráfego aéreo no momento da rápida ascensão do F-15.
Um porta-voz da Eastern Airways elogiou as ações de sua tripulação no incidente, que imediatamente desativou o piloto automático, desviando o avião de caça que se aproximava, quando alertados sobre a sua presença.
Ele disse: “A tripulação da aeronave desceu para 7.500 pés quando o sistema TCAS (Traffic Collision Avoidance System) emitiu dois alertas.
“O primeiro aconselhou-os de tráfego nas proximidades e o segundo alerta instruiu-os a subir imediatamente, o que eles fizeram para manter a separação.
” As conclusões do relatório dão conta de que as ações da tripulação do Jetstream foram adequadas “.
FONTE: STV news (tradução e adição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
FOTO: meramente ilustrativa