Caças Gripen suecos estão na Suíça para as apresentações de Axalp

8

Nos próximos dias 9 e 10 de outubro, ocorrerão as tradicionais demonstrações no campo de tiros de Axalp, na Suíça, e esta edição contará com a presença de caças Gripen C suecos. No ano passado, esteve presente o demonstrador Gripen F, de nova geração.

Para familiarização com o estande de Axalp, nos Alpes Suíços, três caças Gripen C foram mandados da Suécia e, desde o dia 2, estão realizando voos a partir da Base Aérea de Payerne. As imagens mostram os três caças suecos, com indicativos 250, 251 e 262 nas caudas.

No último dia 27 de setembro, as duas câmaras do Parlamento Suíço deram as suas aprovações finais sobre a compra do Gripen, ao fim da seção de primavera (clique aqui para ver nota oficial do Departamento da Defesa da Suíça, em francês).

A aquisição de 22 caças Gripen E (monopostos, de nova geração) e o financiamento de 3,126 bilhões de francos suíços, já haviam sido aprovados em votações anteriores e foram ratificados na sessão final do Conselho Nacional (equivalente à Câmara dos Deputados) por 119 votos a favor, 71 contra e 3 abstenções, e pelo Conselho dos Estados (equivalente ao Senado) por 25 votos a favor e 17 contra.

O Partido Socialista, os Verdes e os Verdes Liberais anunciaram, na ocasião, anunciaram que pretendem conseguir assinaturas para um referendo contra a compra, e para isso terão que conseguir 50.000 assinaturas em 100 dias, visando a realização da consulta popular em maio ou setembro de 2014.

O referendo, caso ocorra, deverá ser voltado à aprovação ou não, pela população, das regras de financiamento dos fundos que permitirão a aquisição dos caças – 300 milhões ao ano a serem retirados do orçamento anual das Forças Armadas.

FONTES e FOTOS: Departamento de Defesa da Suíça e jornal 24heures (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em francês)

NOTA DO EDITOR: na primeira foto, que mostra um Gripen taxiando na Base Aérea de Payerne, pode-se ver também um outro caça “espetado” na base, como monumento. Trata-se de um Mirage IIIS, e vale lembrar que boa parte da polêmica sobre a escolha do Gripen pelo Governo Suíço remetia à aquisição do Mirage na década de 1960, quando também se comprou uma versão ainda não existente de uma aeronave de combate, o que trouxe problemas que foram relembrados nas discussões dos que se opunham, recentemente, ao Gripen, tratando-o como um “caça de papel”. Para saber mais sobre os fatos mais recentes que levaram a esvaziar essa polêmica sobre o Gripen como “caça de papel” e a história da aquisição do Mirage IIIS, décadas antes, clique nos dois últimos links da lista abaixo. Já para saber mais sobre as apresentações de Axalp no ano passado e sobre o andamento do programa de aquisição de 22 caças Gripen E pela Suíça, clique nos demais itens da lista. Para acessar vídeos das decolagens dos caças em Payerne, clique aqui.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz