Indonésia procura substitutos para
os seus F-5
O comandante da Força Aérea da Indonésia, brigadeiro Ida Bagus Putu Dunia, espera que o país possa substituir os seus velhos caças F-5 por aeronaves mais avançadas tanto em termos tecnológicos como em relação ao armamento transportado.
“Estamos analisando as opções, pois é importante que nós encontremos substitutos mais sofisticados”, disse Ida no mês passado quando o país recebeu mais seis caças Sukhoi SU-30 MK2.
O Ministro da Defesa, Purnomo Yusgiantoro, confirmou os planos do governo de substituir a atual frota de F-5. Ele disse que paralelamente aos caças Sukhoi, a Força Aérea já começou a receber os seus jatos T-50 da Coreia do Sul, estacionados na Base Aérea de Iswahyudi, em Madiun, East Java.
A Indonésia adquiriu um esquadrão com 16 F-5E/F, além de outro equipado com 12 caças F-16A/B. Ambos sofreram muito com o embargo imposto pelos EUA durante as violações dos direitos humanos no Timor Leste. Dos 16 F-5 iniciais, oito foram modernizados na década de 1990 na Bélgica pela SABCA. A Jordânia ofereceu vender alguns F-5 usados para a Indonésia em 2005, mas a oferta foi recusada e o país decidiu investir os recursos na compra de caças Su-30 novos. Anos depois estes mesmos F-5 foram adquiridos pela FAB.
FONTE: com informações do The Jakarta Globe
VEJA TAMBÉM: