Paraguai interessado no Super Tucano
Declarações de um oficial da “Fuerza Aérea Paraguaya” ao periódico local ABC indicaram que, em função da escassez de recursos, metade da frota de aeronaves EB-312 Tucano da FAP (das seis adquiridas, só três estariam em condições de voo) estão fora de serviço e o Paraguai continua sem ter capacidade de defender seu espaço aéreo.
Em função desta situação, planeja-se a aquisição de dois radares primários e seis aviões Embraer Super Tucano que ficariam baseados em Mariscal Estigarribia (sede de um dos radares que se pretende comprar). Paralelamente se recomenda a instalação de outra unidade em uma base na região Oriental. A “Fuerza Aérea de Paraguay” avaliou várias opções para substituir seus Tucanos, que estão chegando ao final de sua vida útil e que carecem das características necessárias para realizar interceptação de um voo ilegal.
Entre os candidatos estavam o Yak-130 e o L-139 ALCA, ambos aparentemente rejeitados por razões orçamentais. Embora o Paraguai tenha adquirido dois radares ELTA 2106 NG 3D de defesa aérea pontual, o seu âmbito limitado juntamente com a escassez de aviões de combate torna praticamente impossível controlar eficazmente o espaço aéreo nacional.
FONTE: Infodefensa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)
VEJA TAMBÉM: