Há oito anos FAB recebia o seu primeiro F-5 modernizado
No dia 21 de setembro de 2005 o primeiro F-5 modernizado da FAB foi recebido na Base Aérea de Canoas. Era o F-5EM matrícula FAB 4856. Uma das curiosidades do 4856 é que ele foi o primeiro F-5E construído pela Northrop, tendo voado pela primeira vez no dia 11 de agosto de 1972 com a matrícula norte-americana 71-1417. O aparelho foi inicialmente apresentado nas instalações Hawthorne em 23 de junho daquele ano (saiba mais nos links abaixo).
A aeronave foi adquirida usada pela FAB no final da década de 1980 e, no mês passado, o F-5M 4856 completou 41 anos.
O programa de modernização dos caças F-5 abrangeu um total de 46 unidades, sendo 43 monopostos e três bipostos. A entrega da primeira unidade sofreu um atraso de nove meses em função de problemas de integração do software da aeronave. Todo o processo deveria estar completo até 2007, mas atrasos no programa fizeram com que a última aeronave fosse entregue somente no início deste ano.
Atualmente a Embraer está concentrada na modernização dos F-5E/F comprados pelo Brasil, em 2008, da Real Força Aérea da Jordânia (três modelos bipostos e oito monopostos).
FOTOS DO ALTO E DE BAIXO: FAB
VEJA TAMBÉM:
- PAMA-SP 2012: venha dar os parabéns, pessoalmente, a esse F-5 ‘quarentão’
- 40 anos do primeiro F-5E e ele está aqui, totalmente operacional
- Modernização dos F-5: ainda faltam oito células
- Modernização dos caças F-5 será concluída em 2010
- Embraer realiza primeiro voo do A-1M e entrega últimas unidades do A-29 Super Tucano e do F-5M para a FAB