Modernização dos F-5 da Tunísia
A agência DSCA (Defense Security Cooperation Agency) do Pentágono notificou o Congresso dos EUA no último dia 18 de setembro sobre uma possível venda de aviônicos e equipamentos associados para a frota de caças F-5 da Tunísia. A principal contratante dos serviços seria a Northrop Grumman, com sede em St. Augustine, na Florida.
A Força Aérea da Tunísia adquiriu 16 caças F-5E/F na década de 1980. Destes, 15 permanecem no inventário e todos deverão ser alvo do processo de modernização. Atualmente os caças estão baseados em Bizerte-Sidi Ahmed e são operados pelo 15º Esquadrão.
O eventual contrato, através do programa FMS (Foreign Military Sale), está avaliado em US $ 60 milhões. O pedido do governo da Tunísia envolve a compra de Sistemas de navegação LN-260 GPS/Inercial, unidade de controle com display, fonte de energia elétrica, sistema de controle ambiental, inspeção de material, publicações e documentação técnica, treinamento de pessoal e equipamentos para treinamento, apoio governamental e da contratante, serviços de logística e outros equipamentos associados.
Ainda segundo o documento da DSCA, até 23 representantes da contratante deverão trabalhar por cerca de dois anos na Tunísia para apoiar o programa.
FONTE: DSCA (tradução e adaptação do Pode Aéreo a partir do original em inglês)
FOTO: RevolutionTunisie/Google Earth
NOTA DO EDITOR: aparentemente este parece ser um valor bastante elevado (US $ 60 milhões) para a modernização apenas dos equipamentos de navegação de 12 caças. Para uma quantidade de caças semelhante, a FAB pretendia gastar algo próximo de US $107 milhões na modernização completa dos F-5 “jordanianos” (ver primeiro link abaixo), que inclui um painel totalmente novo, aviônicos avançados (incluindo troca do radar), OBOGS, HMD, comandos HOTAS, alerta radar, rádios de comunicação e navegação novos e outras modificações.
VEJA TAMBÉM: