A empresa americana Textron uniu-se com a AirLand Enterprises para formar a “joint venutre” Textron AirLand e assim desenvolver o “Scorpion”, um jato de ataque de baixo custo totalmente novo. Os testes em solo já começaram e o primeiro voo deve ocorrer ainda este ano.

O programa de desenvolvimento da aeronave começou em janeiro de 2012 com o propósito de produzir o jato de ataque mais acessível do mundo, disse Scott Donnelly presidente do conselho da Textron.

“Contamos com as melhores práticas comerciais para desenvolver uma plataforma de jato tático com flexibilidade e recursos encontrados apenas em aeronaves muito mais caras”, diz ele.

O Scorpion é projetado para se encaixar nas restrições orçamentárias cada vez mais rigorosas do Departamento de Defesa e das nações amigas, com o seu perfil de missão correspondido às realizadas pela Guarda Nacional Aérea dos EUA.

Configurado com derivas inclinadas e grandes asas (14,4m de envergadura) sem enflexamento o Scorpion possui uma fuselagem totalmente produzida com material compósito, baia interna para armamento e cabides sob as asas para armas guiadas e não guiadas.

Os custos de produção foram mantidos os mais baixos possíveis através “de sistemas desenvolvidos para a Cessna para a construção de jatos executivos, tecnologia comum e aproveitamento de recursos de fabricação” segundo informado pelo material de divulgação do Scorpion.

A potência é fornecida por dois motores turbofan que produzem 8.000 libras de empuxo (35.6kN).

FONTE/IMAGENS: Flightglobal e Textron (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

COLABOROU: Baschera

NOTA DO EDITOR: há tempos que as empresas dos EUA não fabricam aeronaves de combate a jato de baixo custo para exportação como era o caso do A-37  e do F-5. Atualmente  a visão do futuro que se apresenta é formada somente pela comercialização do complexo e caro F-35.

wpDiscuz