MD 520 das Filipinas apoiam tropas em Zamboanga
As forças militares filipinas atacaram na segunda-feira (16/9) os rebeldes da facção Nur Misuari do grupo MNLF (Moro National Liberation Front) que ocuparam grande parte da região sul da cidade de Zamboanga, informou o governo local.
Os confrontos, que já entraram no oitavo dia, foram intensificados com o uso de dois helicópteros de ataque MG520. Eles lançaram foguetes contra posições rebeldes por volta do meio-dia de ontem attack helicopters unleashed two rounds of rockets after noon towards the rebel position at sitio Lustre in barangay Sta. Catalina.
O ataque aéreo veio depois de uma breve pausa da ofensiva terrestre conduzida pelas tropas do governo. A missão dos helicópteros era apoiar a tropas do governo em terra. Não foram anunciadas baixas.
Pelo menos 61 rebeldes morreram desde o início da ofensiva e outros 70 foram capturasdos na região de Zamboanga desde o último dia 9.
Informações oficiais dão conta de que seis soldados e três policiais foram mortos. Outros 60 estão feridos.
FONTE: philStar tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
NOTA DO EDITOR: helicópteros de ataque MD 520, como os da foto acima, tem sido intensamente empregados pelas forças filipinas contra insurgentes e grupos rebeldes que atuam naquele país. Uma dessas aeronaves caiu no mar, próximo à costa, em 2007 quando apoiava tropas em solo. Posteriormente ela foi recuperada. A Força Aérea das Filipinas possui perto de duas dezenas desses helicópteros. Há informações de que as Filipinas selecionaram o Super Tucano em substituição dos velhos OV-10 Bronco.