Há quatro anos o ex-presidente Lula escolhia o novo caça da FAB

32

Em nota, Presidência da República confirmava seleção do Rafale em 7 de setembro de 2009 – relembre abaixo o texto que publicamos naquele dia

O presidente Luiz Inácio da Silva está neste momento (12h40 de 7 de setembro) no Palácio da Alvorada em reunião com o presidente francês Nicolas Sarkozy. A Presidência da República acaba de divulgar nota conjunta dos dois países confirmando que o Brasil vai comprar o caça Rafale.

Segundo nota divulgada há pouco, o país pretende adquirir 36 aeronaves: “levando em conta a amplitude das transferências de tecnologia propostas e das garantias oferecidas pela parte francesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a decisão da parte brasileira de entrar em negociações com o GIE Rafale para a aquisição de 36 aviões de combate”.

A nota diz ainda que Sarkozy comunicou a intenção da França de adquirir uma dezena de unidades da futura aeronave de transporte militar KC-390 e manifestou a disposição dos industriais franceses de contribuir para o desenvolvimento do programa desta aeronave.

O anúncio significa que foi encerrado o processo de seleção feito pela Força Aérea Brasileira (FAB), o chamado programa F-X2. Perderam a disputa o caça sueco Gripen e o norte-americano F18.

FONTES: O Globo e UOL

Relembre também a repercussão do fato na mídia e aqui no blog, quatro anos atrás, clicando nos links abaixo.

  • VEJA TAMBÉM:

Publicidade

wpDiscuz