Brasil ameaça cancelar encomenda da Boeing por causa de espionagem, segundo sucursal da NBC

22

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, tem manifestado com frequência sua indignação com o escândalo de espionagem e a cidade de Chicago pode sentir os efeitos. As informações são da NBC Chicago.

Em resposta ao relatório de que a National Security Agency – NSA – espionou seus emails e suas ligações telefônicas durante o escândalo de Edward Snowden, uma fonte informou à Reuters que ela pode cancelar a visita de Estado à Casa Branca no próximo mês e tomar algumas outras medidas.

Entre essas medidas poderia estar o descarte da compra dos caças Super Hornet da Boeing, cuja sede fica em Chicago, informou a fonte. É muito cedo para dizer o que realmente vai acontecer, mas informações circularam nesta quinta-feira de que o Presidente Barack Obama estava atrasado para o jantar da reunião do G-20 para acalmar as coisas com Roussef.

Obama aparentemente ressaltou a importância do relacionamento dos Estados Unidos com o Brasil e explicou a natureza dos esforços da NSA. Segundo o The Wall Street Journal, Roussef pediu por desculpas e uma explicação por escrito pela espionagem. As informações desta quinta-feira indicavam que a presidente brasileira paralisou os planos de viajar para os EUA.

FONTE: NBC Chicago (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

COLABOROU: Henrique C.O.

NOTA DO EDITOR 1: o título original em inglês é “Brazil Threatens to Cancel Boeing Order Over NSA Spying”

NOTA DO EDITOR 2: quer dizer que a encomenda já foi feita e não avisaram nada para os brasileiros?

wpDiscuz