‘Saldão do deserto’: última grande leva foi em 2010, com F-16 ‘Block’ 30/32

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Parte dos caças F-16C Block 30 que foram retirados das unidades de linha de frente em 2010 e agora estão no AMARG

Conforme noticiado aqui na semana passada, uma fonte do blog Poder Aéreo havia informado que um grupo de militares do Comando da Aeronáutica deveria ir para os Estados Unidos para avaliar células estocadas de caças F-16 no deserto do Arizona (ver matéria nos links abaixo).

E ainda segundo a fonte, a busca seria por modelos das versões C/D Block 40/42. No entanto, conforme levantamento feito pelo Poder Aéreo, a USAF ainda não se desfez dos seus F-16 Block 40/42, que foram continuamente modernizados desde o início deste século (ver matéria publicada aqui, recentemente, nos link abaixo).

A mais recente leva de caças F-16 que deixou as unidades da USAF/ANG/”Air Force Reserve” e seguiu para o deserto do Arizona (Base Aérea de Davis-Monthan que hospeda o 309th Aerospace Maintenance and Regeneration) ocorreu ao longo do ano de 2010. Ela era composta principalmente de caças Block 30/32 (além de modelos mais antigos – Block 25) cuja construção foi autorizada nos anos fiscais de 1985 e 1986, portanto são aeronaves com mais de 25 anos, sendo que passaram os últimos três no deserto.

Pelos dados levantados, 99 caças F-16C Block 30/32 monopostos foram enviados para o deserto do Arizona no ano de 2010 (alguns deles aparecem na imagem acima), mas somente duas unidades do modelo biposto foram identificadas no AMARG. Estas aeronaves fazem parte de uma redução da força de caças da USAF anunciadas no início do ano de 2010. Naquela época, a ideia era retirar de serviço 250 caças entre abril e setembro de 2010, sendo que 113 seriam F-16C. Esta redução foi noticiada aqui, por nós do Poder Aéreo e rendeu uma longa discussão. Vale a pena reler os comentários daquela época e comprara com a situação atual.

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