Empresa suíça fornece à Saab máquinas para produção do Gripen E
–
Contrato com a Starrag para máquinas de usinagem em cinco eixos, que produzirão partes da nova versão do Gripen, tem valor de 7 milhões de francos suíços
–
Em nota publicada na última segunda-feira, 2 de setembro, a sueca Saab informou sobre a encomenda de máquinas da empresa suíça Starrag (de Rorschach SG), para usinagem de peças em alumínio para o caça Gripen E. Segundo a Saab, esses centros de usinagem em cinco eixos, com entregas previstas para 2015, não são os primeiros produzidos pela empresa sueca para o programa do Gripen. O relacionamento de negócios entre a Starrag e a Saab vem desde 1992, com a produção de quatro máquinas, seguida da revitalização de mais uma, que atualmente está na África do Sul.
Esses equipamentos de alta tecnologia produzirão partes em alumínio que necessitarão de menos juntas, permitindo peças maiores e em menor quantidade para a construção da fuselagem do Gripen E. Espera-se que o Governo Suíço, que selecionou o Gripen E como o novo caça do país, formalize uma encomenda de 22 aeronaves.
Ainda segundo a nota da Saab, havia a possibilidade de procurar no mercado outros fornecedores para as máquinas, mas a decisão pela Suíça está ligada ao programa de participação industrial do Gripen E, no qual a Saab se comprometeu a gerar negócios pra a Suíça, em bases comerciais. Isso foi facilitado devido à Starrag ser considerada “tanto um parceiro competente quanto competitivo”, afirmou Roland Spiegel, diretor sênior de aquisições da Saab Aeronautics.
Pelo programa de participação industrial, ligado à futura aquisição do Gripen E pela Suíça, a Saab se comprometeu a entregar cooperação industrial no mesmo valor do contrato para a Suíça. Até o final de 2012, a empresa sueca e seus parceiros já haviam entregue negócios no valor de 250 milhões de francos suíços para empresas suíças, e assinou neste ano um volume de negócios no valor de 65 milhões. A empresa trabalha para ampliar esse volume.
FONTE / IMAGENS: Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM:
- Indústria suíça será fornecedora única de componentes importantes do Gripen E
- Comitê de Segurança no Parlamento Suíço vota a favor da compra do Gripen E
- Gripen E: cronograma dos protótipos, certificação e primeiras entegas
- Saab reúne indústria de Genebra para tratar do Gripen E suíço
- Saab inicia turnê na Suíça para apresentar oportunidades de negócio do Gripen E
- Gripen E terá fuselagem mais longa
- Gripen E: cronograma dos protótipos, certificação e primeiras entegas
- Gripen de volta à mídia na Suíça – parte 2: entrevista com o CEO da Saab
- Novo Gripen: ‘Ainda há tempo para o Brasil participar desde o início se a decisão pelo caça ocorrer em breve’
- Saab confirma início da montagem do primeiro Gripen E de pré-produção
- Corte de metal para o primeiro Gripen E de testes foi feito pela Saab
- Gripen de volta à mídia na Suíça – parte 1: o caça não é mais ‘de papel’
- Por que a Suíça quer um novo caça?