Os Su-24 do Sudão
Imagens de satélite da DigitalGlobe datadas de 24 de agosto mostram que o Sudão adquiriu pelo menos três caças-bombardeiros Sukhoi Su- 24 Fencer recentemente. Estas aeronaves possuem um raio de combate de até 600 quilômetros (dependendo da configuração), permitindo que as regiões de Kordofan do Sul e Nilo Azul sejam atingidas a partir da Base Aérea de Wadi Seidna. Esta é uma mudança significativa na região, uma vez que os bombardeiros eram executados através do lançamento manual de bombas a partir das portas de carga de aeronaves de transporte como o Antonov An-24/26.
Wadi Seidna é a principal Base Aérea da Força Aérea do Sudão e lá estão baseados caças Mig-29, Nanchang Q-5, SU-25, MiG-23 e MiG-17 (estes dois últimos muito provavelmente fora de operação), além dos An-24/26 de transporte.
Segundo informações da imprensa internacional, a Bielorússia vendeu doze Su-24 para o Sudão com a restrição de não usá-los na região de Darfur, conforme resolução 1591 do Conselho de Segurança da ONU de 2005.
FONTE/IMAGENS: Satsentinel (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)