Operação aérea contra a Síria começa a tomar forma
A possibilidade de uma intervenção militar por forças da OTAN contra a Síria sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU começa a tomar forma. A Turquia disse que poderá liberar sua base aérea de Incirlik para operações de aviões da OTAN. Além disso, movimentação de aeronaves militares do Reino Unido foram vistas na ilha de Chipre, distante cerca de 100 milhas da Síria.
Enquanto isso o governo sírio do presidente al-Assad continua a negar seu envolvimento no recente ataque com emprego de armas químicas ocorrido no distrito de Mouadamiya, a oeste de Ghout, na capital Damasco. Além disso, inspetores da ONU que se dirigiam para o local do ataque foram surpreendidos por tiros de franco-atiradores no caminho.
Pilotos de aeronaves comerciais que voam regularmente para Larnaca (Chipre) informaram ao jornal britânico The Guardian que viram aeronaves C130 da cabina de seus aviões e formações de caças no radar de seus radares.
İncirlik, que fica no Sul da Turquia, é uma das bases aéreas mais importantes da OTAN. Ela foi usada intensamente durante as operações no Iraque e durante o envolvimento da organização no Kosovo.
FONTE: informações extraídas dos jornais The Guardian e Hürriyet Daily News
FOTO: RAF (meramente ilustrativa)