A cratera Santos=Dumont, o depósito do Air and Space Museum e os irmãos Wright
Gustavo Adolfo Franco Ferreira
Fiz boa amizade com o Sr. Graber. Ele não era muito mais velho que meu Pai e foi fácil o entendimento. A homenagem se concretizou… Certo dia levou-me a Silver Hill, às instalações que atualmente têm seu nome. Durante a guerra da Coréia, precisou reunir o acervo esparramado em outras instalações. Obteve uma área em Silver Springs, Md. onde instalou construções pré-moldadas que agruparam as peças espalhadas. Havia muitas! De memória, lembrou-me de um Fiat Falco CR43, de um Saeta italiano, do primeiro MiG-15 obtido pelos EEUU através da deserção de um piloto chinês; mas lembrou-me, principalmente das três seções da fuselagem do B-29 Enola Gay. Eu entrei embaixo da baia de bombas dianteira, de onde saiu a primeira bomba atômica! Eu andei pelas instalações da Paul E. Garber Facility ciceroneado pelo próprio! Paul Garber faleceu em 1992. A fraude que se encobria só veio a público agora, 40 anos depois.
O mesmo museu exibe – com destaque – a carcaça restaurada do primeiro Flyer construído pelos já hábeis construtores de bicicleta. Salvaram um pedaço da original entelagem. Tem o destaque devido a um dos precursores da aviação!
Feliz ou infelizmente, há mácula na história.
Há mais de uma década e menos de duas, Foi promulgada, nos EEUU, uma Lei denominada “Freedom of Information Act” (Lei de liberdade de informações) , a qual abriu muitos, quase todos, os arquivos oficiais americanos. Evidentemente, os ávidos a tudo remexeram! Cada qual no seu setor. A internet facilitou sobremodo…
Logo após a segunda guerra, ainda enquanto o Flyer #1 estava guardado junto às joias da coroa britânica em local não conhecido, os advogados do espólio da família Wright aproximaram-se de Paul Graber. Ofereceram o avião para o futuro museu (onde, de fato, hoje está instalado) pelo preço simbólico de US$ 1,00, acompanhado por um contrato de compromisso “eterno”.
O negócio concretizou-se: O contrato foi assinado pelos advogados do espólio dos Wright… O Smithsonian Institute nunca reconheceu a ocorrência de voo anterior ao que, hipoteticamente, teriam realizado os ciclistas em 1903!