F-X3 da Coreia do Sul: estaria o F-15 ‘Silent Eagle’ em vantagem?
Com a proposta final em andamento para o programa de aquisição do próximo caça sul-coreano, o preço estimado em ₩ 8.300.000.000.000 (7.5 bilhões dólares americanos) está no centro das discussões, o que coloca o Boeing F-15 Silent Eagle (SE) na posição de forte concorrente.
No entanto, observadores militares dizem que a seleção com o foco no preço pode condenar o objetivo da Força Aérea Coreana de aumentar o seu poder em função das capacidades menores do F-15SE.
O F-15 luta contra o Lockheed Martin F-35 Lightning II e o Eurofighter Tranche 3 Typhoon da EADS no programa de aquisição de 60 caças para a Força Aérea com o propósito de substituir sua frota obsoleta de caças F-4 e F-5.
A licitação de três dias começou terça-feira e está prevista para durar até sexta-feira.
A agência encarregada da avaliação (Defense Acquisition Program Administration -DAPA) realizou um total de 55 sessões ao longo de três semanas entre junho e julho, mas nenhuma proposta ficou dentro do orçamento projetado, sendo que a Boeing teria o valor mais próximo do teto estipulado.
“Embora a preço represente apenas 15% do processo de seleção, ele controla totalmente a licitação, o que não faz sentido”, disse Shin In-Kyun, presidente da Korea Defense Network.
“A indústria de defesa está temerosa de que a agência de aquisição de armas escolha o F-15 com base apenas no preço, em vez de desempenho e outras características. Tal seleção pode vir a ser um desperdício típico de dinheiro”, disse Yang Uk, pesquisador sênior do Fórum de Defesa e Segurança Coreano (KDSF).
A Força Aérea está interessada em comprar o F-35 para equilibrar o poder militar na região Ásia-Pacífico, considerando a sua capacidade furtiva. Atualmente a China está desenvolvendo caças furtivos e o Japão planeja adquirir um total de 42 F-35.
A fim de recuperar o atraso em relação ao jato F-35, a Boeing remodelou o seu F-15 Strike Eagle com algumas características de baixa observabilidade. Ela propôs baias conformais para armas (CWB), material absorvente de radar e caudas verticais inclinadas – embora isto não tenha contido os críticos sobre a funcionalidade destas mudanças. De acordo com a DAPA, a introdução de caudas verticais inclinadas 15 graus para fora vai requerer investimento coreano direto.
“O Silent Eagle é assim chamado por causa de sua discrição, mas sem inclinar as caudas verticais, a aeronave não será capaz de reduzir a seção radar (RCS)”, disse Shin.
“O F-15 é uma aeronave com RCS é elevado juntamente com o Sukhoi Su-27. A CWB também não terá a performance desejada”.
Yang disse que a introdução de características ligadas à redução do RCS afeta diretamente a principal vantagem do F-15K Slam Eagle, a sua grande e diversificada carga de armas e alcance. O Slam Eagle é um derivado avançado do Strike Eagle.
“A CWB impede a Silent Eagle de carregar várias armas”, disse Yang.
Ele acrescentou que a capacidade furtiva de uma aeronave deve ser introduzida no projeto desde a sua origem.
“Com as dúvidas sobre as características furtivas, por que temos que comprar o Silent Eagle por ₩ 8.300.000.000.000”, disse Yang.
FONTE: The Korea Times (tradução e adaptação do Poder Aéreo baseado no original em inglês)
FOTOS: Boeing
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