AFA 2013: Bandeirante modernizado
O “Bravo” da FAB é na verdade o EMB-110P1 (K) da Embraer. Ele foi projetado para operar como cargueiro militar, podendo ser convertido rapidamente em transporte de passageiros e lançamento de até 20 paraquedistas. No lado esquerdo da parte alongada da fuselagem (posterior) foi instalada uma porta de carga e uma extra de passageiros/tripulação (ver fotos abaixo).
O Programa C-95M
Em 2009 o custo do programa de modernização do Bandeirante foi estimado em US$ 35 milhões para um total de 54 aeronaves (incluindo dez Bandeirulhas). A expectativa inicial era de que todas estas células estivessem modernizadas até 2013, mas devido aos atrasos no programa, ele deverá estar completo somente em 2015.
Participam do programa de modernização duas empresas distintas (AEL e Embraer) e uma OM (organização militar) da FAB (o PAMA-AF) que atuam em três fases distintas. Primeiramente a AEL substitui o painel original por um ‘glass cockpit’ e instala modernos equipamentos de navegação e comunicação de concepção digital.
Posteriormente a aeronave é enviada para a Embraer, onde toda a estrutura é revitalizada e melhorias no sistema de refrigeração e substituição de equipamentos nos sistemas mecânico e hidráulico são realizados. Por último, no PAMA-AF a aeronave recebe melhorias na forração interna e nova pintura. Espera-se que os Bandeirantes modernizados possam servir à FAB por mais 20 anos.
Inicialmente os trabalhos se concentraram em duas aeronaves, sendo que outras duas foram recebidas em seguida. O primeiro voo de um Bandeirante modernizado deveria ocorrer em agosto de 2010, mas aconteceu somente no dia 14 de dezembro daquele ano, quando o FAB 2332 totalmente modernizado fez o seu voo inaugural. No entanto, levaria mais um ano até que ele fosse entregue ao setor operacional da FAB.
O C-95M no Esquadrão Carajá
O primeiro C-95 Bandeirante (FAB 2332) modernizado foi entregue em 8 de dezembro de 2012 no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF). Esta aeronave teve como destino o Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA), sediado no Rio de Janeiro.
Em 2012 o Esquadrão Carajá (4°ETA) realizou o curso de adaptação ao C-95M, finalizando assim o ciclo de capacitação teórica de pilotos na aeronave. Para isso, a unidade contou com o apoio do 3º Esquadrão de Transporte Aéreo (3°ETA), do Rio de Janeiro, o primeiro esquadrão a receber as aeronaves modernizadas.
Ao todo foram cerca de 20 horas de aulas que abordaram tecnologia embarcada e a doutrina de operação do novo equipamento.
VEJA TAMBÉM:
- AFA 2013: um veterano salvou a festa no ar
- AFA 2013: ‘FAB 01′ dá o ar da graça
- AFA 2013: despedida apagada do Mirage 2000
- AFA 2013: muita organização…
- AFA 2013: gordo, velho, sujo e…
- Primeiro curso de especialização com Bandeirante modernizado
- Esquadrão Carajá (4º ETA) realiza curso de adaptação ao C-95M
- ‘Sábado Aéreo’ 2012 na BASP: sol, céu azul e aeronaves para todos os gostos
- BASP 70 anos: Bandeirante do 4º ETA mostra suas ‘partes íntimas’
- Broa Fly-In: um Bandeirante modernizado
- Bandeirante modernizado lança paraquedistas e carga na TRANSPORTEX
- Esquadrão Pégaso (5º ETA) recebe Bandeirante Modernizado
- C-95CM Bandeirante: primeiro lançamento de paraquedistas
- 3º ETA recebe primeiro C-95 Bandeirante modernizado
- Primeiro C-95 Bandeirante modernizado é entregue no Rio de Janeiro
- FAB completa com sucesso voo inaugural de Bandeirante C-95 Modernizado
- Força Aérea Brasileira moderniza aeronaves modelo Bandeirante
- FAB planeja modernizar aeronaves Bandeirante e Tucano
- Com modernização, Bandeirantes ganharão mais 25 anos
- 40 anos de EMB-110 Bandeirante