Dentre os aviões que a FAB enviou para o Domingo Aéreo na AFA (Academia da Força Aérea) em 2013 estava um Mirage 2000 B (F-2000B na FAB). Trata-se de um dos dois únicos bipostos operados pelo Grupo de Defesa Aérea (GDA), baseado em Anápolis (GO).

Estes aviões deixarão de voar na FAB até o final do ano e era esperado que o exemplar exposto na AFA fizesse uma última demonstração para o público presente (muitos ainda terão a chance de ver este e outros Mirage durante o evento “Portões Abertos” que será realizado em Anápolis brevemente).

Porém, da mesma forma que ele iniciou o dia, assim o terminou. Parado no mesmo lugar. Uma decepção  para o público que foi até a AFA (obviamente que o avião poderá voltar para Pirassnunga ainda este ano, mas não para o público assistir). Muito diferente da despedida do Mirage III em 2005, quando a GDA enviou um F-103B para Pirassununga e o público presente naquele evento pôde ver o avião em voo pela última vez.

Portanto, diferentemente do Mirage III, o Mirage 2000 se despediu de Pirassununga de forma melancólica e triste, fruto de corte de recursos da FAB segundo este editor.

 

 

 

 

 

 

wpDiscuz