Força Aérea Russa receberá em breve seu primeiro caça de quinta-geração Sukhoi T-50
MOSCOU, 6 de agosto – A Força Aérea da Rússia vai receber seu primeiro caça T-50 de quinta geração no terceiro trimestre deste ano, para iniciar os testes de voo a partir do quarto trimestre, disse na terça-feira o comandante daquela força, tenente-general Viktor Bondarev.
No final de abril, o presidente Vladimir Putin disse que o T-50 entraria em serviço em 2016, e não 2015, como tinha sido anunciado anteriormente. O presidente da United Aircraft Corporation Mikhail Pogosyan disse que os testes de voo do T-50 começariam em 2014.
O T-50, que vai se tornar o futuro núcleo da frota de caças da Rússia, é um avião de combate multimissão com tecnologia “stealth”, super-manobrabilidade, capacidade de super-cruzeiro, e aviônicos avançados, incluindo um radar de varredura eletrônica ativa, de acordo com o seu criador Sukhoi.
A Índia também planeja adquirir um avião de caça baseado no T-50, conhecido como o FGFA (avião de caça de quinta geração). A United Aircraft Corporation é a holding estatal que integra a indústria de fabricação de aeronaves da Rússia, incluindo a Sukhoi, fabricante de aeronaves militares e civis.
FONTE: RIA Novosti