Vendas de F-16: Colômbia é a próxima da lista?
Oficiais da FAC visitaram instalações da ANG e fábrica da LM nos EUA
Esta visita é o último compromisso do recém-criado Programa de Parceria (SPP em inglês) entre a Carolina do Sul e a República da Colômbia. A Carolina do Sul e Colômbia estabeleceram formalmente a relação bilateral no ano passado. A SPP é uma joint venture entre parceiros iguais e, assim como de partilha de responsabilidades na resposta às preocupações transnacionais.
A visita de terça-feira foi uma sequência da visita do brigadeiro Tito Saul Pinilla Pinilla (na foto ao lado sentado no cockpit de um F-16), comandante da Força Aérea Colombiana, ocorrida em abril deste ano às instalações de McEntire, quando ele manifestou o interesse especial nas instalações de manutenção e apoio logístico necessários para manter os caças F-16. Pinilla disse que a Colômbia está pensando em comprar caças F-16 em um futuro próximo e disse que vai precisar de aconselhamento e orientação de seu “estado-parceiro”, a Carolina do Sul.
A equipe colombiana foi liderada pelo brigadeiro Ramses Rueda, um piloto da ativa e diretor da Academia de Oficiais da Força Aérea Colombiana. Rueda estava acompanhado pelo major Robinson Florez, os capitãoes Carlos Caldas e Alex Martinez Perez e o tenente Sosa Giovanni Andres.
Depois de um briefing do comandandte da 169 FW, coronel Michael Manning, os colombianos seguiram para o Grupo de Operação e o Grupo de Manutenção, onde assistiram a uma demonstração de aviônicos na linha de vôo.
Depois de sair de McEntire, a equipe colombiana voou à Ft. Worth, Texas, para visitar a fábrica da Lockheed Martin, fabricante do F-16, de acordo com tenente-coronel Andrew Thorne, diretor da SPP.
FONTE/FOTO: DIVDS(tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)/ANG
NOTA DO EDITOR: Bem ou mal, os países da América do Sul procuram renovar suas frotas de caças. O Chile foi o primeiro, adquirindo dezenas de caças F-16 (novos e usados) na década passada. A Venezuela comprou caças Su-30 e aposentou seus Mirages. Peru estuda possibilidades como modernizar seus Mirage 2000 ou comprar Eurofighter Typhoon usados. O Equador comprou alguns Atlas Cheetah da África do Sul. Há também a possibilidade do Uruguai comprar caças F-5 do Chile. Hoje publicamos o interesse da Argentina em adquirir caças Mirage F-1 usados da Espanha. Enquanto todos se movimentam, o “gigante” segue em berço esplêndido.
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