EC725: Eurocopter busca ‘contrato europeu da década’ na Polônia

7

Em caso de sucesso na concorrência de 70 aeronaves, Eurocopter e Turbomeca deverão instalar duas linhas de montagem em Lodz

 –

Segundo reportagem publicada no jornal La Tribune na semana passada, após perder anos atrás para os parceiros italianos da AugustaWestland a oportunidade de promover o helicóptero NH90 na Polônia, a Eurocopter vem conseguindo seduzir os poloneses com o modelo  EC725. A empresa concorre na Polônia com a citada AugustaWestland e a norte-americana Sikorsky por um contrato de 70 aeronaves, estimado em 3 bilhões de euros.

Caso a Eurocopter ganhe a competição, tanto ela quanto a Turbomeca (fabricante dos motores da aeronave) deverão instalar duas linhas de montagem do EC725 em Lodz, onde está baseada a WZL polonesa. Fonte da Eurocopter disse que “este é o contrato da década na Europa”. Espera-se o lançamento da concorrência no final do segundo semestre de 2013, com escolha do vencedor prevista para meados de 2014.

Porém, a Eurocopter somente tem o apoio de autoridades francesas. Foi buscado apoio em Berlim, mas sem sucesso. Isso provavelmente se deveu a uma disputa por submarinos, onde a DCNS francesa tenta reverter uma preferência polonesa pela oferta alemã da ThyssenKrupp. A estratégia francesa de sedução dos poloneses, segundo o La Tribune, incluiu um voo em abril do ministro da Defesa polonês, Tomasz Siemoniak, num EC225 da Marinha Francesa. A surtida, realizada durante visita de Siemoniak à França, incluiu o sobrevoo de uma base de submarinos.

FONTE: La Tribune (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz