Gripen E terá fuselagem mais longa
–
Integração entre os sistemas de radar e de contramedidas é outra novidade do protótipo do Gripen E, atualmente em construção nas instalações da Saab em Linköping, na Suécia
–
Reportagem do jornal sueco NyTekni publicada no mês passado trouxe uma entrevista com o chefe da área de produção da Saab, Ulf Nilsson. Resumimos abaixo algumas das principais informações divulgadas por Nilsson em relação ao protótipo do Gripen E, que recebeu a numeração de fábrica 39-8.
A aeronave teve sua produção iniciada recentemente e, juntamente com outros dois protótipos a serem construídos (39-9 e 39-10), prosseguirá a campanha de testes que hoje conta com apenas um jato, o 39-7 (anteriormente designado demonstrador, por ser utilizado para demonstrar a viabilidade da nova geração do Gripen, e agora servindo como avião de testes).
O comprometimento com o programa e com o Governo Sueco é tal que, segundo Nilsson, a montagem da nova fuselagem foi iniciada no tradicional mês de férias da indústria sueca, julho. Mesmo em plenas férias da indústria, todas as partes necessárias já chegaram.
A principal diferença do jato 39-8 para o atual 39-7 utilizado por alguns anos como demonstrador, e que é uma conversão de um biposto Gripen D (por sua vez convertido a partir de um Gripen B), no que se refere ao programa, é que o 39-7 foi empregado para demonstrar tecnologias e práticas. Agora, a tecnologia está sendo implementada com a utilização integral de nova metodologia. O Gripen E (designação do modelo monoposto) deverá incluir novo radar e motor, e sua célula será mais longa e mais pesada. Nilsson afirmou que a fuselagem é mais comprida devido a questões de equilíbrio. A aeronave deverá ser equipada com o novo motor e o novo radar.
Outra novidade é que o sistema de contramedidas e o sistema de radar foram integrados para trabalharem juntos, no que se chama MFS, ou “Multifunction System” (sistema multifunção). Na prática, isso dá “olhos na retaguarda” para o piloto quando ele precisa se defender de um ataque. Nilsson afirmou que se trata de um grande passo tecnológico.
O jato 39-8 será propriedade do Governo Sueco. Perguntado sobre o comprometimento da Suécia com o programa, em caso da venda de 22 jatos Gripen E para a Suíça não se concretizar, Nilsson respondeu que nada mudaria, afirmando que há um compromisso junto ao Governo Sueco para completar o trabalho.
FONTE: NyTeknik (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em sueco)
FOTOS: Departamento de Defesa da Suíça, Saab, NyTeknik e Poder Aéreo
NOTA DO EDITOR: quanto ao parâmetro de comparação para a fuselagem mais longa, isso não está muito claro no texto original, que a compara simplesmente à do “NG”, o que dá margem a mais de uma interpretação (vale lembrar que o texto original está escrito em sueco, o que também traz dificuldades para nossa tradução para o português).
Isso porque “NG” é tanto a forma promocional de designar a nova geração do Gripen (operacionalmente E/F) quanto a maneira pela qual costuma-se chamar o atual jato 39-7, convertido a partir de um Gripen D (biposto) e chamado, durante anos, de demonstrador do Gripen NG. Este, por ser biposto, já tem uma fuselagem mais longa que a do atual monoposto operacional, o C. Como o acordo de desenvolvimento do novo caça está focado no modelo monoposto, a ser designado Gripen E, pode-se supor que o citado comprimento maior toma, como comparação, o atual monoposto Gripen C, e não o biposto.
VEJA TAMBÉM:
- Gripen E: cronograma dos protótipos, certificação e primeiras entegas
- Saab confirma início da montagem do primeiro Gripen E de pré-produção
- Gripen de volta à mídia na Suíça – parte 2: entrevista com o CEO da Saab
- Novo Gripen: ‘Ainda há tempo para o Brasil participar desde o início se a decisão pelo caça ocorrer em breve’
- Indústria suíça será fornecedora única de componentes importantes do Gripen E
- Corte de metal para o primeiro Gripen E de testes foi feito pela Saab
- Gripen: Saab propõe passo além da versão E, o ‘opcionalmente tripulado’
- Futuro do Gripen: versão remotamente pilotada também está entre as opções
- Demonstrador do futuro pós-Gripen, versão em escala
- CEO da Saab diz que Gripen E/F será pelo menos 10% mais barato que o C/D
- Suíços voam demonstrador do Gripen F em Linköping e testam radar AESA
- Gripen na Suécia: parlamento aprova novos caças por ampla maioria
- Comitê Parlamentar de Defesa da Suíça só voltará a discutir Gripen em agosto
- Mais imagens do radar Raven ES-05 AESA no Gripen NG…
- Gripen na Suíça: Departamento de Defesa divulga versão não classificada do acordo-quadro com a Suécia
- Saab assina contrato que pode chegar a U$ 7,5 bi para o desenvolvimento e produção do Gripen E/F
- Um Gripen conjunto para Suécia e Suíça
- Governo Sueco aprova compra de 60 Gripens NG