O primeiro Typhoon Tranche 3, o BS116, foi transferido da linha de montagem final para a seção de pintura, onde permaneceu por duas semanas.

Agora o Tranche 3 seguirá para a “hush house”, uma instalação à prova de som dedicada a testes de motores, nas próximas semanas. Os primeiros ensaios em voo deverão ocorrer em setembro/outubro.

A versão Tranche 3 inclui mais de 350 modificações que permitem a incorporação de capacidades mais avançadas existentes.

Dentre as novas possibilidades, o avião estará apto a receber tanques conformais, terá potência elétrica extra e refrigeração para atender ao novo radar E-Scan, que melhorará a performance, a confiabilidade através da redução dos custos de apoio e manutenção. Sistema computacional mais potente e alta velocidade de transmissão de dados que darão ao avião maior capacidade.

De acordo com o contrato assinado em 2009 um total de 112 caças no padrão Tranche 3A foram encomendados pelos quatro parceiros do programa (Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido)sendo 40 delas pela Royal Air Force. As entregas desta nova versão deverão ocorrer no final deste ano.

FONTE / FOTO: BAE Systems (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:
wpDiscuz