Talisman Saber 2013: Super Hornets da RAAF e da USN decolam de terra e mar
Desde 15 de julho até 5 de agosto, ocorre no norte da Austrália um grande exercício bilateral entre forças militares da Austrália e dos Estados Unidos, o Talisman Saber 2013. O exercício bienal tem a particularidade de envolver, no ar, o mesmo modelo de avião de caça operando na RAAF (Força Aérea Real da Austrália) e USN (Marinha dos EUA), o F/A-18 E/F Super Hornet (operado apenas na versão F na RAAF).
As fotos mostram preparações e decolagens de caças F/A-18 F australianos a partir da Base Aérea de Amberley, no norte da Austrália, e de F/A-18 E norte-americanos a partir do porta-aviões de propulsão nuclear USS George Washington (CVN 73), da Marinha dos EUA, posicionado no Mar de Coral.
Segundo o Ministério da Defesa da Austrália, cerca de 28.000 militares australianos e norte-americanos estão tomando parte no exercício de 21 dias, no momento sendo realizado no Mar de Coral e áreas de treinamento militar na parte central e norte de Queensland. Atividades de apoio também ocorrem nas águas do Mar de Timor e de Arafura, assim como em Queensland e no Território Norte do País.
A Marinha dos EUA destacou que o Talisman Saber 2013 visa aprimorar a prontidão e a interoperabilidade da Força de Defesa Australiana (Australian Defense Force – ADF) e as Forças Armadas dos EUA, formando uma Força-Tarefa Combinada e Conjunta.
FONTES / FOTOS: Marinha dos EUA e Ministério da Defesa da Austrália (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)
NOTA DO EDITOR: o exercício Talisman Saber 2013, como diz o texto, envolve cerca de 28.000 militares, e as imagens dos caças Super Hornet australianos e norte-americanos ilustram apenas uma pequena parte do que é esse grande exercício, que também envolve missões em terra com carros de combate M1 Abrams, blindados M113AS4, helicópteros de ataque ARH Tiger e de transporte MRH-90, meios navais como o HMAS Choules Boatswain, USS Blue Ridge (navio de comando, operando helicópteros Seahawk) entre outros, operações de desembarque anfíbio, além de diversas outras aeronaves como P-3C e C-17A. O Ministério da Defesa da Austrália disponibilizou página com vídeos, informações (em inglês) e fotos do exercício. Clique aqui para acessar mais de 650 imagens, que podem ser baixadas em alta resolução, de diversos meios operando no Talisman Saber 2013.
VEJA TAMBÉM:
- Super Hornets da USN treinam com Hornets da RAAF na Austrália
- Caças Hornet e Super Hornet australianos ‘atacam’ base da RAAF
- Hornets e Vipers combatem na Austrália
- Black Dagger, mais um exercício dos Super Hornets Australianos
- Caças Super Hornet da Austrália em boa companhia no ‘Cope North Guam 2012′
- Super Hornets australianos mostram seus AIM-9X de treinamento
- Moro… Num país tropical… Tenho um Super Hornet e um violão…
- Governo da Austrália decide comprar 12 novos jatos EA-18G Growler enquanto aguarda o F-35
- Super Hornets da Austrália: hora de testar a comunicação com o avião
- Cortes na Defesa da Austrália vão adiar compra do F-35 por 2 anos
- Austrália quer comprar 110 AMRAAMs para seus Super Hornets
- O primeiro voo de um Super Hornet
- Mais uma opção de compra foi exercida pela USN para motores do Super Hornet
- Melhoria no F/A-18 é garantia contra atraso do F-35
- FAB prestes a anunciar opção por caças Super Hornet da Boeing
- Caças Sukhoi Su-30 e F-18 Super Hornet voam sobre o ‘George Washington’
- Convencional ou vertical, eis a questão!
- F-35C não é capaz de fazer pouso enganchado
- F-35C completa testes com defletores em terra
- Família F/A-18 chega à marca de 8 milhões de horas de voo
- A evolução das Carrier Air Wings
- Growler centenário
- 69 anos da Batalha do Mar de Coral
- USS Lexington: uma “Lady” com 8 polegadas a mais