Suecos procuram tornar a nova geração de seu caça mais atrativa do que o norte-americano F-35, incluindo na oferta uma multa em caso de atraso na entrega do Gripen NG aos holandeses

Segundo reportagem publicada pelo DutchNews na última quarta-feira, 24 de julho, a empresa sueca Saab fez uma oferta de seu caça Gripen NG ao Governo Holandês, numa última tentativa de conseguir um contrato no país frente ao caça norte-americano F-35, atualmente a opção preferida. A oferta inclui uma multa a ser paga à Holanda em caso de atrasos na entrega do jato da Saab, conforme informações publicadas no Financieel Dagblad.

A oferta sueca se dá num contexto em que o Parlamento Holandês, neste ano, solicitou ao Gabinete que permita aos competidores do F-35 submeterem novamente suas ofertas. Também neste ano, o instituto de política externa Clingendael afirmou que ter o controverso caça norte-americano nas Forças Armadas Holandesas é o cenário menos atrativo para o futuro, enquanto relatório do Pentágono (EUA) indicou que o custo do F-35 no longo prazo é uma grande preocupação.

A Holanda está envolvida no desenvolvimento do F-35, fabricado pela norte-americana Lockheed Martin, e tem uma encomenda de duas aeronaves. Mais de um bilhão de euros já foi gasto no projeto até hoje, porém há sérias preocupações levantadas quanto ao custo total de substituir a envelhecida frota holandesa de F-16 pelo F-35, o que é estimado em 4,5 bilhões de euros.

Espera-se para este ano uma decisão do Governo Holandês sobre continuar com o projeto do F-35 ou partir para uma alternativa.

FONTE: DutchNews (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Saab

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz