Mi-8 russo foi abatido pelo Sudão
Conclusão do inquérito foi divulgada nesta sexta-feira
Um inquérito confirmou que um helicóptero Mi-8 das Nações Unidas, com quatro tripulantes russos a bordo foi derrubado em dezembro passado no sul do Sudão por fogo de artilharia antiaérea, informou o Comitê de Investigação da Rússia nesta sexta-feira.
O helicóptero foi derrubado durante a decolagem perto da aldeia de Likuangole. Todos os quatro tripulantes morreram. A ONU já havia afirmado que o helicóptero foi abatido pelo Exército Popular de Libertação do Sudão, o exército do Sudão do Sul.
O embaixador russo no Sudão do Sul, Shol Dang Alak, disse que aviões do Sudão do Norte com marcações da ONU teriam invadido várias vezes em diferentes partes o Sudão do Sul, o que poderia ter levado à derrubada do helicóptero russo por engano.
O Ministério das Relações Exteriores russo, pediu para as autoridades sudanesas realizassem uma investigação completa sobre o incidente, punir os culpados e garantindo que um incidente semelhante não ocorra no futuro.
Um processo criminal foi aberto em várias acusações, incluindo homicídio, destruição intencional de bens e ataque a pessoas internacionalmente protegidas, concluiu o Comitê de Investigação da Rússia nesta sexta-feira, acrescentando que a investigação estava em curso.
FONTE/FOTO: RIA Novosti (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)