EUA avaliam possibilidade de explorar petróleo na costa da Califórnia a partir da Base Aérea de Vandenberg

 

A Força Aérea dos EUA vai considerar o arrendamento da Base da Força Aérea de Vandenberg para que empresas privadas possam extrair petróleo e gás a partir de plataformas de petróleo baseadas em terra na costa central da Califórnia.

A proposta, que conta com a oposição de grupos ambientalistas, exigiria a primeira concessão offshore em águas do Estado desde 1960, disse Mark Meier, advogado-chefe da comissão de terras do Estado. As empresas empregariam técnicas de poços direcionais, perfurados com ferramentas específicas, a para alcançar depósitos situados no mar a partir de plataformas na costa.

A Sunset Exploration e a Exxon Mobil pediram recentemente à Força Aérea que a reveja a sua proposta de utilizar a tecnologia para um projeto de perfuração de petróleo e gás perto de Lompoc, disseram autoridades da Força Aérea, nesta quarta-feira.

Ao longo dos próximos meses, os militares vão estudar se o novo tipo de perfuração é compatível com as missões de caráter espacial, como monitoramento de lançadores de satélites e determinar se ele é “economicamente, ambientalmente e politicamente viável”, informou a Força Aérea uma declaração por escrito.

“As primeiras informações obtidas pela Força Aérea indicam que pode haver potencial para a nova tecnologia de perfuração direcional capaz de atingir depósitos de petróleo ao largo da costa de Vandenberg com pouco impacto ambiental ou mitigável”, disse o sargento Kevin Williams, porta-voz do Air Force Space Command.

Grupos ambientalistas lutam por anos contra tentativas de abrir a costa da Califórnia para novas perfurações e argumentam que poços a partir de terra podem representar muitos dos mesmos riscos para a vida marinha como as operações offshore.

“Temos grandes preocupações sobre a proposta”, disse Linda Krop, conselheira-chefe do Centro de Defesa Ambiental de Santa Barbara. “Este seria um novo projeto de perfuração de petróleo ao longo de uma área biologicamente rica e sensível da costa da Califórnia. Seria uma ameaça às baleias migratórias e outras espécies importantes com derramamentos de petróleo e outros impactos que resultam da exploração de petróleo offshore.”

O Presidente da Sunset Exploration, Bob Nunn, disse que a operação de perfuração a partir da costa proposta pela empresa evitaria totalmente o ambiente marinho, sendo que a broca passaria cerca de meia milha abaixo do fundo do mar. “É a antítese de perfuração offshore”, disse ele.

Sunset Exploration e a Exxon estudam a prospecção de petróleo a partir da base por anos, mas a Força Aérea nunca assinou qualquer documento e, por esse motivo, o condado de Santa Barbara considerou o pedido incompleto em 2006.

A legislação dos EUA permite que áreas militares sejam arrendadas para a exploração de petróleo e Vandenberg tem cinco poços de petróleo ativos, disseram autoridades da Força Aérea.

Políticos locais  estão entre as pessoas que pediram à Força Aérea que avalie o projeto de perfuração.

Para continuar, o projeto precisa da aprovação da Força Aérea, da Comissão de Terras do Estado, do condado de Santa Barbara e da Comissão de Costas da Califórnia.

Reguladores da Califórnia rejeitaram uma proposta anterior de prospecção de petróleo perto da base de uma plataforma offshore devido a preocupações de que iria prejudicar o ambiente marinho.

No mês passado, os deputados republicanos dos EUA lançaram um novo esforço para abrir águas sob jurisdição federal para novas perfurações, revivendo uma ideia que tem sido controversa desde 1969, quando um derrame no mar devastou a costa de Santa Bárbara.

A Califórnia tem 21 concessões de petróleo e gás, algumas delas usando equipamento de perfuração direcional a partir da costa, disse Meier da Comissão de Terras. O estado tem quatro plataformas de petróleo offshore: três perto de Huntington Beach e um fora do condado de Santa Barbara, embora outras estejam em operação em águas federais distantes da costa.

FONTE: LA Times (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

FOTOS: USAF (foto superior) e LA Times (foto inferior)

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