USAF e Boeing concluem Revisão Crítica de Projeto do KC-46
A Força Aérea e a companhia Boeing conduziram com sucesso a revisão crítica de projeto (critical design review ou CDR) do avião de reabastecimento aéreo KC-46 entre 8 e 10 de julho na unidade da Boeing de Mukilteo, Washington
O CDR do sistema de armas KC-46 foi o ponto alto dos nove meses de revisões dos componentes e projetos de sub-sistemas, que misturou as melhores práticas tanto do lado comercial como dos quadros do Departamento de Defesa.
Atualmente o CDR ainda tem alguns pontos para serem definidos, mas o processo está programado para ser concluído bem antes da data contratual marcada para 24 de setembro.
“Os esforços combinados da Boeing e da equipe da Força Aérea para chegar a este ponto do desenvolvimento do programa têm sido enorme”, disse o brigadeiro John Thompson, diretor executivo do programa. “Para os militares, a conclusão desta etapa representa um grande passo na direção de começar a substituição do legado da frota de KC-135 da Força Aérea, fornecendo recursos multimissão melhores e mais avançados para o primeiro dia de combate.”
Thompson disse que a maturidade global do projeto encontra-se em nível elevado, fundamentada na natureza comercial, derivado da abordagem de projeto, que é baseado no Boeing 767.
Uma vez que o CDR estiver completo, a Boeing avançará para a etapa de manufatura, integração de hardware e software, e a fase de teste do programa de desenvolvimento do KC-46.
A Força Aérea contratou a Boeing em fevereiro de 2011 para fornecer 179 KC-46 com o propósito de substituir a frota de mais de 50 anos de idade de KC-135. A meta inicial de entrega é para 18 aviões até 2017. A produção então aumentará até 2028, quando todas as 179 estarão entregues.
O primeiro KC-46 deverá voar no início de 2015, em apoio às atividades de desenvolvimento de engenharia e fabricação.
FONTE: USAF (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
NOTA DO EDITOR: apenas para efeito comparativo, a Embraer terminou o CDR do seu avião de reabastecimento e transporte KC-390 em março deste ano e o primeiro protótipo deverá voar no final de 2014. Ou seja, as etapas de produção do primeiro protótipo e integração de hardware e software para as duas aeronaves é praticamente a mesma.
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