Força Aérea Indiana exonera oficial acusado de exigir propina da Dassault

14

Segundo notícias publicadas no jornal indiano The Hindu e no site Defense News, a Força Aérea Indiana exonerou um de seus oficiais, o Comandante de Ala A.K. Thakur, após este ter sido acusado de exigir propina da fabricante francesa Dassault, empresa que está em negociações exclusivas com a Índia para um contrato de 126 caças Rafale.

O oficial passou por corte marcial que confirmou as acusações feitas por um executivo da Dassault, de que Thakur havia exigido propina para exibir o caça Rafale numa posição mais vantajosa na área de exposição estática do evento “Aero India” de 2011. Segundo o Defense News, apesar da exoneração do oficial provavelmente não afetar o andamento das negociações do contrato do Rafale na Índia, fontes na Força Aérea Indiana disseram que o incidente foi visto de forma amarga entre alguns oficiais, em relação à empresa francesa.

Segundo o jornal The Hindu, a propina exigida pelo oficial indiano foi de Rs. 20,000 (Nota do editor: apesar da pouca familiaridade com a sistemática da moeda indiana, na nossa conversão acreditamos que o valor equivale a cerca de 330 dólares… leitores mais familiarizados com a simbologia da rúpia podem ajudar).

FONTES: The Hindu e Defense News (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

FOTO: Força Aérea Francesa

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz