Israel será o primeiro operador internacional do caça F-35
Apesar de ter entrado por último no grupo de nações que comprarão o jato F-35 Joint Strike Fighter, Israel será o primeiro cliente internacional a operar o caça de quinta-geração, de acordo com informações da Aviation Week.
O primeiro esquadrão de F-35I da IAF deve atingir a IOC (initial operational capability) em 2018. Oito outros países estão comprometidos contratualmente com o programa do F-35.
Os sistemas de guerra eletrônica, data-links e modos especiais de software do F-35I serão fornecidos por Israel, além da bomba guiada Rafael Spice 1000. Os primeiros pilotos israelenses devem chegar à Base Aérea de Eglin para treinar no F-35A no início de 2016. A primeira entrega do F-35I está programada para o final de 2016 e a chegada em Israel no início de 2017.
Estes F-35I deverão ser produzidos na LRIP (Low Rate Initial Production) nos lotes 8, 9 e 10. Todas as 19 aeronaves da encomenda de US$ 2,75 bilhões devem ser entregues no planejamento atual de cinco anos. Uma outra encomenda de F-35Is é esperada em 2018, no próximo plano de cinco anos.
Está em discussão o financiamento para a aquisição da próxima encomenda de aeronaves, que pode ser incluída no programa de vendas militares alocado para Israel anualmente. Se esta opção for adotada, Israel poderá receber o segundo esquadrão imediatamente após a entrega do primeiro.