Caças japoneses interceptam aviões norte-coreanos, pela primeira vez em 4 anos
Pela primeira vez depois de quatro anos, caças da Japan Air Self-Defense Force (JASDF) decolaram para interceptar aviões militares norte-coreanos, de abril a junho deste ano. Eles fizeram isso cerca de nove vezes durante esses meses, de acordo com o Ministério da Defesa japonês. Foi a primeira vez desde 2009 que eles tiveram que fazê-lo contra o Estado recluso.
Mesmo que não houvesse invasões reais no espaço aéreo japonês, a JASDF teve que responder a aeronaves norte-coreanas que estavam voando sobre o Mar do Japão. O Ministério da Defesa acredita que essas aeronaves estavam tentando levantar informações sobre os destróieres Aegis que foram posicionados no Mar do Japão, devido às ameaças de lançamentos de mísseis de Pyongyang durante esses meses. A retórica constante vinda da Coréia do Norte durante esse período foi que eles estavam dispostos a atacar os Estados Unidos e seus aliados na região da Ásia-Pacífico se eles fossem devidamente provocados.
Nesse mesmo período, a JASDF teve que realizar decolagens de interceptação num total de 115 vezes, incluindo 69 vezes contra aviões chineses e 31 contra os russos. Mesmo que os aviões chineses tenham um número mais alto em uma base por país, o número caiu diante das 146 interceptações durante o período de janeiro a março. Mas um funcionário do ministério disse que 69 ainda é um número muito alto. Antes do agravamento da disputa territorial com a China sobre as ilhas Senkaku / Diaoyu, a maioria das interceptações foi contra aviões russos.
FONTE: Japandailypress