Custo da encomenda de Eurofighter pela Alemanha ultrapassa o planejado

15

Até o final deste ano, praticamente todo o valor de 14,7 bilhões de euros planejado para aquisição de 180 caças Typhoon terá sido gasto com 108

No domingo, 7 de julho, a Reuters publicou nota comentando reportagem publicada na revista alemã Der Spiegel, a respeito dos custos crescentes das encomendas de caças Eurofighter Typhoon para a Alemanha. Segundo a revista, a conta para a encomenda de 180 Typhoons para a Força Aérea Alemã (Luftwaffe) está subindo além dos 14,7 bilhões de euros planejados (cerca de 18,8 bilhões de dólares ou 42,7 bilhões de reais).

A revista afirma que a Luftwaffe, até o final do ano, espera pagar 14,5 bilhões de euros por apenas 108 dos caças. Até 2018, deverão ser pagos 16,8 bilhões de euros por 143 jatos Eurofighter. Ou seja, está se pagando mais por menos aeronaves. Um porta-voz do Ministério da Defesa da Alemanha, que não quis dar mais detalhes, afirmou: “É correto dizer que o custo dos Eurofighters está subindo.”

O jato de combate multitarefa Eurofighter Typhoon é fabricado pela EADS, pela italiana Finmeccanica e pela britânica BAE Systems. Os fabricantes não quiseram se pronunciar a respeito do assunto. No mês passado, durante o Paris Air Show 2013 (em Le Bourget), o novo chefe do consórcio Eurofighter disse que neste ano serão feitos planos para tornar o caça mais barato em um mercado de competitividade crescente.

Os principais competidores do Typhoon incluem o F-35 da americana Lockheed Martin, o Rafale da francesa Dassault e o Gripen da sueca Saab.

FONTE: Reuters (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Força Aérea Alemã e Eurofighter

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz