‘Me acordem quando setembro acabar’

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Há quatro anos, Ron Covais ocupava o cargo de presidente da Lockheed Martin para as Américas. Naquela época a empresa ainda sentia os efeitos da desclassificação do seu caça F-16 na concorrência F-X2. Um pouco antes da realização da LAAD 2009 o executivo da LM deu uma entrevista para o site Flight Global e expôs suas opiniões sobre o programa F-X2.

Covais afirmou, já naquela época, que a situação econômica mundial forçaria uma redefinição do projeto F-X2 pelas autoridades brasileiras. As palavras de Covais foram: “na minha opinião o F-X2 vai voltar para a gaveta”. Além disso, integrantes da Lockheed disseram acreditar em um novo adiamento do F-X2 e que um “caça-tampão” seria escolhido neste meio tempo.

Hoje, as visionárias palavras de Covais soam como prenúncio de algo que está para ocorrer. No entanto, com o eventual vencimento do prazo das propostas dos três ofertantes em setembro e a pouca disposição na renovação das mesmas, é possível que o F-X2 acabe de forma melancólica ao invés de ser adiado.

Porém, se a opinião de Covais sobre o destino do F-X2 bateu na trave (ao invés de “adiamento”, seria  “encerramento”), os executivos da LM podem ter acertado e um novo “caça-tampão” poderia vir para o lugar do moribundo F-X2.

Por ironia do destino um caça-tampão poderia ser exatamente o F-16 da Lockheed Martin, já que este é o caça “usado” mais procurado atualmente. Sobre a morte ou não do F-X2 teremos que aguardar pouco menos de três meses. Já sobre a escolha ou não de um novo caça-tampão, e eventualmente qual seria, não há prazo nem uma pista a respeito.

No meio de tantas indefinições e incertezas, o melhor para quem não resista à ansiedade em relação ao programa F-X2 é se trancar no quarto até lá, e pedir para só ser acordado quando o F-X2 acabar. Ou melhor, quando  setembro acabar.

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