Ofertas do F-X3 da Coreia do Sul foram suspensas temporariamente

4

Neste sábado, foi informado pela agência de notícias sul-coreana Yonhap que o processo de ofertas do programa F-X3 da Coreia do Sul, que visa adquirir 60 novos caças dentro de um orçamento de 7,3 bilhões de dólares, está temporariamente suspenso. Concorrem no programa a Lockheed Martin com o caça F-35A, a Boeing com o F-15SE e a EADS com o Eurofighter Typhoon.

O motivo alegado para suspender o processo em que os três concorrentes submetem novas ofertas, após quatro dias de sua reabertura, é o alto preço dessas ofertas. Essa fase final do programa de aquisição de caças que deverão ser recebidos entre 2017 e 2021 havia começado no dia 18 de junho e, conforme já mostrado em matérias anteriores (veja lista de links ao final) funciona como um “leilão ao contrário”, onde os concorrentes devem submeter novas ofertas com preços cada vez menores.

De acordo com fontes da DAPA (Defence Acquisition Programme Administration – Administração do Programa de Aquisição de Defesa), foram recebidas 55 ofertas separadas desde a reabertura do processo. Uma das fontes, que preferiu não ser identificada, disse à Yonhap que “há uma necessidade de checar com cuidado as ofertas feitas até o momento antes de tomar uma decisão para prosseguir”. A DAPA deverá decidir em breve se terminará todo o processo de ofertas ou se fará uma nova rodada.

FONTES: Yonhap News e Asia One (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

FOTOS:  EurofighterLockheed Martin e Boeing

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

wpDiscuz