Helicóptero Caracal em missão durante inundações no Sul da França

16

Aeronave transportou geradores de eletricidade de 2,5 toneladas de peso, ajudando a restabelecer o fornecimento em localidades afetadas

A Força Aérea Francesa divulgou nota na quinta-feira, 4 de julho, a respeito de missão realizada por helicóptero Caracal do Esquadrão de Helicópteros 1/67 “Pyrénées”, quando das inundações que afetaram o Sul da França no mês passado.

No dia 20 de junho, um helicóptero Caracal daquela unidade, baseada em Cazaux, transportou dois grupos geradores de eletricidade 2,5 toneladas para as localidades de Barèges e Sers, com o objetivo de restabelecer o fornecimento de eletricidade.

O esquadrão vinha mantendo tripulações em alerta 24 horas (ininterrupto) para missões de serviço público desde o dia 18, o que incluia um piloto americano em intercâmbio. Na ocasião do acionamento de 20 de junho, a aeronave realizava um treinamento com esse piloto estrangeiro, quando foi chamada a intervir nas áreas inundadas, juntando-se a um helicóptero Écureuil (Esquilo) que já participava da ajuda às localidades atingidas.

As dificuldades na missão de transportar os geradores consistiam em voos com o rotor do helicóptero no nível dos telhados das casas, pois reconhecimentos já mostravam que o local era um vale profundo, com o agravante das condições meteorológicas de teto baixo. Além disso, a aeronave precisava voar com pouco combustível de forma a transportar, pendurada externamente, uma carga de duas toneladas e meia.

A nota ressaltou, porém, que o Caracal é o único helicóptero em serviço na Força Aérea Francesa capaz de transportar uma carga daquele peso naquelas altitudes da missão. Entre outros pontos positivos, destacou-se a resposta rápida e a oportunidade de treinar o piloto estrangeiro em intercâmbio numa situação real.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz