EUA deporta filipino por tentar contrabandear peças de F-5 para o Irã
–
Partes de outras aeronaves, como F-4 e C-130, também seriam compradas para essa exportação ilegal, conforme investigação
–
Autoridades da Imigração dos Estados Unidos deportaram um cidadão filipino por seu papel numa tentativa de exportação ilegal de partes de aeronaves para o Irã. A informação foi dada na quarta-feira, 26 de junho, pela porta-voz do serviço de Imigração, Virginia Kice.
Segundo a porta-voz, o filipino Alfredo Guerrero Esparito, de 41 anos de idade, conspirou para a compra de partes de aeronaves F-5, F-4, C-130, entre outras, destinadas ao Irã.
A conspiração foi descoberta por uma investigação sigilosa em depósito aeronáutico da Flórida (Southward Aviation Supplies). O homem foi preso em janeiro de 2012 e passou 18 meses cumprindo sentença em prisão federal.
A demanda por peças dessas aeronaves no Irã existe porque a Força Aérea daquele país possui diversos aviões de origem americana, comprados ou transferidos a partir dos Estados Unidos quando os países eram aliados, antes da Revolução Islâmica de 1979, quando as relações diplomáticas cessaram. Há embargos para prevenir que o Irã consiga peças para essas aeronaves de forma legal.
FONTE: Associated Press, via Mercury News (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM: