Modelos ‘scratchbuild’ de Hercules de Araujo

18

Nosso amigo e colaborador Hercules de Araujo é um ótimo desenhista, mas descobrimos hoje que ele também é excelente modelista. Hercules constrói modelos empregando técnicas de “scratchbuild” ou construindo a partir do nada, quando não há kit na montagem.

Ele começou a fazer os modelos há mais de trinta anos empregando materiais como madeira balsa, plástico (poliestireno) em espessuras próximas de 0,5mm e alumínio nas espessuras de 0,20 ou 0,30mm em durezas da liga diferenciadas.

O projeto é desenvolvido tomando-se como base desenho já existente ou produzido pelo autor, contendo corte das secções, fotos, detalhe da pintura e sendo determinado a escala a ser construída. Como na técnica de “scratchbuild” o desenvolvimento da escala é livre, tem-se a liberdade de construir em função das dimensões originais adequadas às necessidades de quem faz a encomenda.

A construção do modelo não é uma modelagem como se pensa, mas emprega cavernas e seções como os engenheiros pensam as estruturas das aeronaves reais. A construção se torna mais verossímil e o resultado final fica muito mais próximo da aeronave real.

Um exemplo foi um modelo construído em alumínio do MiG-21MF, na escala de 1/22, incluindo-se detalhes dos rebites em baixo relevo. Quando o avião real é desenvolvido em materiais compostos, o autor prefere construir em plástico poliestireno não deixando de marcar rebites também.

Outros materiais são empregados, como tubos fenolite e alumínio, fitas de alumínio, borrachas de EVA (retificadas para tornar-se rodas), diferentes tipos de colas, ferramentas específicas dentre outros materiais alternativos para simularem partes e dispositivos de determinados no modelo. O projeto é todo pensado e adaptado em computador para que seja alcançado o melhor resultado na escala.

A encomenda de modelos pode ser feita para aeronaves comerciais ou militares com escalas que não sejam muito diminutas, para que os detalhes não sejam perdidos em função da miniaturização de algumas partes no modelo.

A pintura é feita com aerógrafo em quase todas as fases, com aplicação de decalques na escala e com aplicação final de verniz fosco ou brilhante para selagem da pintura. Podem ser aplicados também desgastes, marcas de uso além de outros detalhes para mostrar uso.

O tempo de montagem pode variar em função do nível de detalhe do modelo, o que pode levar de três a quatro meses contando-se aí o projeto.

Os modelos de Hercules Araujo já receberam premiações em convenções e feiras de plastimodelismo e foram divulgados em alguns órgãos de imprensa.

CONTATO:
Hercules de Araujo
Scratchbuilder em São Paulo
Cel.: (11) 98237-9857
Fixo: (11) 2051-5489

Veja outros modelos produzidos pelo artista:

wpDiscuz